Home - Convergência Digital

Google e Apple desenvolvem recurso que identifica quem testou positivo para Covid-19

Convergência Digital* - 13/04/2020

Google e Apple, detentoras dos sistemas operacionais Android e iOS, anunciaram um trabalho conjunto para desenvolver uma tecnologia de rastreamento de contatos que visa retardar a disseminação do coronavírus, permitindo que os usuários optem por um sistema que catalogue outros telefones que estiveram perto. Essa ferramenta permitirá que os dispositivos móveis troquem informações por meio de conexões bluetooth para alertar as pessoas quando estiverem próximas de alguém que testou positivo para Covid-19.

A expectativa é que o recurso esteja disponível em meados de maio, como ferramentas de software disponíveis para aplicativos de rastreamento de contato endossados pelas autoridades de saúde pública. No entanto, Apple e Google também planejam desenvolver a tecnologia de rastreamento diretamente em seus sistemas operacionais subjacentes nos próximos meses, para que os usuários não precisem baixar nenhum aplicativo para começar a registrar telefones próximos.

As empresas disseram que a tecnologia não rastreará a localização ou a identidade dos usuários, mas apenas capturará dados sobre quando os telefones dos usuários estiverem próximos um do outro, com os dados sendo descriptografados no telefone do usuário e não nos servidores das empresas. Dados de localização do GPS não fazem parte do esforço, disseram as empresas.

Os governos de todo o mundo têm se esforçado para desenvolver ou avaliar softwares destinados a melhorar o processo normalmente trabalhoso de rastreamento de contatos, no qual autoridades de saúde vão a contatos recentes de uma pessoa infectada e pedem que façam quarentena ou façam o teste.

Vários especialistas em tecnologia da saúde disseram que o envolvimento da Apple e do Google seria um grande impulso para seus esforços, já que os aplicativos de rastreamento de contatos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e outros lutaram para fazer com que seus aplicativos funcionassem nos sistemas operacionais concorrentes.

* Com informações da Reuters

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/08/2020
Covid-19 aumentou o uso da internet nas classes C, D e E

03/08/2020
Covid-19: teles desligaram mais do que adicionaram clientes no mês de junho

03/08/2020
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

31/07/2020
Coronavírus SUS vai rastrear contatos de infectados com covid-19

31/07/2020
Teletrabalho: servidor é obrigado a assumir custo de energia, de TI e de Internet

30/07/2020
Algar é primeira contratada do MEC para fornecer internet gratuita para alunos de baixa renda

28/07/2020
Covid-19: Instituto Eldorado vai acelerar projetos de produção e manutenção de EPIs

28/07/2020
Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

23/07/2020
Home office e comércio eletrônico salvaram 2020 dos data centers no Brasil

23/07/2020
Desenvolvedores de software revelam medo e falta de preparo para desastres

Destaques
Destaques

Venda de smartphones piratas dispara 135% no 1ºtri no Brasil

Tombo no primeiro trimestre foi de 8,7% - e chegou a 22,4% entre os aparelhos mais simples. Alta do dólar e a falta de componentes impactaram a venda dos dispositivos no país.

Tempo é um luxo que o Brasil não tem para fazer o 5G

Pesquisa da Omdia, ex-Ovum, em parceria com a Nokia, mostra que, nos próximos 15 anos, o 5G vai gerar R$ 5,5 trilhões para o País, sendo o governo beneficiado com o adicional de quase R$ 1 bilhão em receita com os serviços 5G.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site