INTERNET

Internet no Brasil está longe de ser um ambiente saudável

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 16/03/2020 ... Convergência Digital

Está faltando senso crítico ao internauta no Brasil, adverte o ciberevangelista Anchises Morais. Segundo ele, a internet não é um ambiente saudável e o olhar crítico é obrigatório. "Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não se pode confiar em tudo que se vê. Não se pode clicar em tudo que se coloca como 'clicável'. São hábitos que precisam ser incorporados. Nós fazemos isso na nossa vida pessoal. Não há dois mundos", sustenta Morais, que participou da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada pelo CAIS/RNP, no dia 13 de março, no Rio de Janeiro.

À CDTV, do portal Convergência Digital, o ciberevangelista adverte: o surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos, assim como, as redes sociais. "Antes de clicar em qualquer link, por favor, pense duas, três vezes. Não clique por clicar. O risco é grande. Não seja ingênuo. Não existem dois mundos: o real e o virtual. É tudo um mundo só", afirma Anchises Morais.

O ciberevangelista Anchises Morais diz que está faltando senso crítico ao internauta no Brasil. "A internet não é um ambiente saudável e não é. O olhar crítico é obrigatório. É preciso um passo atrás. Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não confiar em tudo que vê, pensar duas vezes antes de clicar são hábitos que precisam ser incorporados. Os cibercriminosos usam essa fraqueza nossa", observa Morais, que participou da DISI 2020.

O surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos com notícias falsas para fazer o internauta clicar em um link falso para roubo de dados, pontua Anchises Morais. Os cuidados na Internet são muito parecidos com os nossos no mundo real e têm de ser assim porque não existem dois mundos é tudo um mundo só.

As redes sociais, adverte o ciberevangelista, são um grande disseminador de fake news. 'antes de clicar em um link pense duas, três vezes. Não passe por passar. Tome cuidados. Antes de compartilhar tente ver se a informação é verdadeira", observa. Assistam a entrevista com o cibervangelista Anchises Morais.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Com mais de 50 projetos contra Fake News tramitando na Casa, PL 2630/20 chega à Câmara Federal

Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do DEM/RJ, se disse disposto a acelerar a tramitação do PL 2630, aprovado no Senado por 44 a 32 votos.

Audiências públicas sobre privatização de estatais poderão ser pela internet

Governo promete "ampla divulgação" para a discussão dos projetos do Programa de Parcerias de Investimento.

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 

CGI.br renova quadro de conselheiros pelos próximos três anos

Processo eleitoral seleciona os 11 representantes das empresas, terceiro setor e academia. Outras 9 vagas são do governo e uma de notório saber. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G