Clicky

SEGURANÇA

GSI prepara projeto de lei com regras gerais para segurança cibernética

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/12/2019 ... Convergência Digital

O uso da internet e de ferramentas digitais, inclusive pelo Poder Público, é generalizado e segue em avanço no Brasil. Ainda assim, o país vai mal na comparação internacional sobre segurança da informação. Para endereçar pelo menos parte dessa questão, o Gabinete de Segurança Institucional trabalha no desdobramento da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e prepara uma proposta de projeto de lei para generalizar alguns dos princípios ali previstos.

“Estamos trabalhando, no momento, na elaboração do projeto de lei da segurança cibernética para que a sociedade como um todo tenha normas para seguir que nos aumentem a resiliência, que nos tornem mais confiáveis no ambiente digital, que nos fortaleçam para que, ao recebermos a quantidade de ataques, de problemas de segurança cibernética, possamos ter a resiliência necessária para enfrenta-los e tornar o ambiente digital brasileiro mais confiável e seguro”, afirma o diretor do Departamento de Segurança da Informação do GSI, general Antonio Carlos de Oliveira Freitas.

Ao discutir o tema durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília, no dia 27/11, o diretor do DSI ressaltou que a 70ª posição do Brasil no ranking global de segurança cibernética está diretamente associada à falta de maturidade no assunto. “A maturidade traduz problemas de educação, basicamente. E educação no sentido de sensibilidade para a segurança, conscientização de que é necessário agir para diminuir os riscos. Desde as crianças até os mais altos dirigentes do país e das empresas precisam ter essa consciência.” Assista a entrevista.


Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid e clonam dados

Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.

TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G