Clicky

Falta um orquestrador para resolver o conflito do uso dos postes

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 13/11/2019 ... Convergência Digital

Não há uma agenda comum entre os diferentes entes envolvidos na questão do uso dos postes, admite Renato Paschoareli, diretor de estratégia e regulatório da Algar Telecom. "Esse não é um problema da operadora A com a operadora B. Não é um problema privado. Não há um bom termo entre todas as partes envolvidas", reforça o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o XII Seminário TelComp 2019, realizado nesta terça-feira, 12/11, o executivo enfatizou que falta um órgão orquestrador para tentar minimizar a questão. "Existe uma infraestrutura escassa. A disponibilidade de dutos é crítica no Brasil. O País se conecta de forma aérea. Na prática, são três entes distintos (ANP, Aneel e Anatel) que têm custos e interesses distintos. Falta quem faça a orquestração", reforça Paschoareli.

O executivo da Algar Telecom lembra que é impossível pensar em 5G se não houver uma organização do uso dos postes, com preços compatíveis para todos. Segundo ainda Paschoareli, esse é um problema de Estado uma vez que conectividade é essencial na economia digital. Assista a entrevista.


Internet Móvel 3G 4G
Open RAN Brasil: certificação deve ser global e não pela Anatel

Recém-criada, a associação, que reúne nove empresas, entre elas, a Qualcomm do Brasil, se mobiliza para viabilizar uma transição para o Open RAN mais rápida, conta o VP da Qualcomm Brasil, Francisco Soares.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Red Hat: para ser cloud nativa, uma tele precisa mais do que transformação digital, precisa de nova cultura

Mudar a mentalidade é essencial para que uma operadora de telecomunicações transforme seus negócios e suas redes, afirma Livio Tulio Silva, da Red Hat.

Cade aprova venda do controle da empresa de fibra da TIM para IHS

Operadora vai receber R$ 1 bilhão e pretende usar o dinheiro para pagar a fatia com a qual vai ficar a partir da compra da Oi Móvel.

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

Pesquisa global, feita pela SUSE, e que ouviu 100 executivos no Brasil, aponta que oito em cada 10 líderes de TI se sentem bastante pressionados para entregar resultados tangíveis para os negócios.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G