Clicky

INOVAÇÃO

FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

Ana Paula Lobo ... 28/10/2020 ... Convergência Digital

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e a TIM Brasil prometem para os primeiros meses de 2021 ter uma plataforma de carro conectado embarcada nos veículos das marcas Fiat, Jeep e Ram. Os veículos vão usar o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com conexão 4G e também com conexão à rede NBIOT, voltada à internet das coisas.

"Não estamos fazendo um M2M, uma comunicação de máquinas, ou criando um hotspot Wi-Fi. Vamos ter um sistema muito similar ao celular embarcado nos veículos. E a escolha da TIM aconteceu pela sua cobertura nacional no 4G. Temos que garantir conectividade e qualidade", afirmou em coletiva de imprensa, o CIO da FCA para a América Latina, André Souza Ferreira. Ele revelou que outras operadoras foram testadas no Brasil, mas somente a TIM apresentou a plataforma desejada e em conformidade com a iniciativa global da FCA.

Na prática, os carros conectados vão viabilizar uma comunicação em tempo real do carro com uo usuário, com a FCA e com ma rede de concessionária. Também há outros serviços como dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. "Teremos uma plataforma com mais de 30 serviços para o cliente. Nossa ideia é fazer o carro um dispositivo como o é o smartphone e o tablet", adicionou Ferreira.

Sobre o 5G, a FCA diz que, no momento, ela é testada fora do Brasil - na Europa e na Ásia já existem serviços comerciais de 5G, mas que aqui é preciso aguardar o leilão e as ofertas das operadoras, por meio do uso eficiente do espectro do 4G, como o 5G DSS. "Não estamos falando de 5G agora. O 4G nos atende plenamente para o carro conectado. O 5G eu penso no carro autonômo", explicou o CIO da FCA.

Em dezembro do ano passado, André Souza revelou, em coletiva de imprensa, que havia a avaliação de replicar o modelo europeu - com o contratação de uma MVNO para o serviço- ou a contratação de uma operadora, o que terminou sendo a opção tomada. No mesmo evento, a FCA anunciou uma parceria com a Visa para a construção de uma solução de meio de pagamento que possa usar o carro como plataforma. Na entrevista de hoje, Ferreira reforçou a parceria com a Visa, mas não adiantou detalhes da evolução do processo. "Mas queremos um ecossistema de parceiros. Insisto: o carro conectado será uma plataforma como o é hoje o smartphone."

Para o Chief Revenue Officer da TIM Brasil, Alberto Griselli, ser a operadora escolhida pela FCA comprova a eficiência dos investimentos feitos em ter cobertura 4G, até agora, em 3500 municípios. "Queremos oferecer conectividade e serviços agregados. Ter novos modelos de negócios para oferecer ao usuário", frisou. André Souza Ferreira, no entanto, preferiu não adiantar os modelos e os preços que serão cobrados dos donos dos automóveis pelos serviços. "Ainda estamos fazendo esse trabalho. Mas tenho convicção que o dono de um automóvel vai querer ter o serviço disponível. O digital é a realidade", completou.


Cloud Computing
Hospital Santa Paula faz recuperação de desastre na nuvem com Oracle

Com uma média de 120 mil pacientes no pronto atendimento, a instituição paulista modernizou sua infraestrutura de TI ao adquirir dois Oracle Exadata Machine X8-2, para produção e contingência.

Petrobras aciona o novo maior supercomputador do Brasil

Supercomputador Dragão está ligado à rede de 100 Gbps e tem capacidade de processamento equivalente a 4 milhões de smartphones.

STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

Acordo prevê uso de ferramenta já disponível no STJ para identificar precedentes judiciais e indicar novos temas de repercussão geral.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Serpro vai ao mercado para buscar parceiros para Internet das Coisas

Estatal procura soluções de gerenciamento de dispositivos, de serviços para dispositivos embarcados e de comunicação de redes.  Serpro pede interoperabilidade e padronização.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G