Home - Convergência Digital

Embargo dos EUA à Huawei pesa no bolso e reduz o lucro da Samsung

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 03/07/2019

O embargo determinado pelo governo de Donald Trump à Huawei respingou forte no mercado de tecnologia. Analistas financeiros acreditam que a sul coreana Samsung divulgará uma queda de mais de 50% no lucro do segundo trimestre, atingida por uma queda na demanda por chips de memória pela Huawei, efeito que exacerbou a pressão sobre os preços do componente.

O resultado do período será o mais fraco da companhia sul-coreana em quase três anos e uma recuperação ainda deve levar alguns trimestres, uma vez que o a situação de excesso de oferta continua, afirmam analistas. Maior fornecedora de chips DRAM e NAND, a Samsung é também a maior fabricante de smartphones do mundo, mercado em que a Huawei e’a segunda colocada. Companhias ao redor do mundo foram forçadas a reduzir negócios com a Huawei para cumprirem sanções comerciais impostas pelos EUA contra a empresa chinesa.

“Como não há muitas empresas que possam comprar chips no lugar da Huawei, a Samsung tem que cortar preços para vendê-los”, disse Jay Kim, analista da Sangsangin Investment. A venda de chips representa mais de dois terços do lucro da Samsung. Já a divisão de celulares da empresa deve se beneficiar de uma queda de quase 40% nas vendas internacionais de aparelhos da Huawei. Mas até agora a Huawei tem apoio suficiente na China, maior mercado de smartphones do mundo, para manter sua posição no ranking global.

A TrendForce estima que os preços de chips DRAM nos três meses até junho caíram 25%. No mês passado, a empresa reduziu sua projeção para o trimestre de julho a setembro de declínio de 10% para queda de 15 a 20%.



Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

02/12/2019
Huawei lança plataforma de nuvem no Brasil

25/11/2019
França diz não aos EUA e mantém Huawei no páreo para 5G

18/11/2019
EUA soltam mais uma licença de 90 dias para Huawei

30/10/2019
Huawei: cibersegurança e privacidade exigem transparência

16/10/2019
Alta de 26% nas vendas de smartphones puxam lucro da Huawei

14/10/2019
Alemanha ignora pressão dos EUA e mantém Huawei no páreo para 5G

27/09/2019
Carf mantém multa de R$ 1 bilhão à Huawei por importações irregulares

26/09/2019
Huawei diz que terá 5G sem componentes dos EUA

09/09/2019
Microsoft sai da zona de conforto e levanta a voz em defesa da Huawei

23/08/2019
Donald Trump ordena que empresas dos EUA fechem operações na China

Destaques
Destaques

Redes privadas no 5G impulsionam o crescimento econômico do País

“Nas quatro verticais indicadas pelo governo as redes privadas podem ter impacto forte. Por isso a abertura regulatória é muito importante”, defende a gerente da Qualcomm, Milene Pereira. 

5G já trouxe aumento de receitas para as operadoras

“Na Coreia, são 3,5 milhões de clientes em seis meses, 1 milhão com serviços de valor adicionado. Em apenas um trimestre as operadoras aumentaram as receitas em 2%”, afirma o diretor de soluções da Huawei, Carlos Roseiro. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site