Clicky

INTERNET

Internet no Brasil está longe de ser um ambiente saudável

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 16/03/2020 ... Convergência Digital

Está faltando senso crítico ao internauta no Brasil, adverte o ciberevangelista Anchises Morais. Segundo ele, a internet não é um ambiente saudável e o olhar crítico é obrigatório. "Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não se pode confiar em tudo que se vê. Não se pode clicar em tudo que se coloca como 'clicável'. São hábitos que precisam ser incorporados. Nós fazemos isso na nossa vida pessoal. Não há dois mundos", sustenta Morais, que participou da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada pelo CAIS/RNP, no dia 13 de março, no Rio de Janeiro.

À CDTV, do portal Convergência Digital, o ciberevangelista adverte: o surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos, assim como, as redes sociais. "Antes de clicar em qualquer link, por favor, pense duas, três vezes. Não clique por clicar. O risco é grande. Não seja ingênuo. Não existem dois mundos: o real e o virtual. É tudo um mundo só", afirma Anchises Morais.

O ciberevangelista Anchises Morais diz que está faltando senso crítico ao internauta no Brasil. "A internet não é um ambiente saudável e não é. O olhar crítico é obrigatório. É preciso um passo atrás. Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não confiar em tudo que vê, pensar duas vezes antes de clicar são hábitos que precisam ser incorporados. Os cibercriminosos usam essa fraqueza nossa", observa Morais, que participou da DISI 2020.

O surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos com notícias falsas para fazer o internauta clicar em um link falso para roubo de dados, pontua Anchises Morais. Os cuidados na Internet são muito parecidos com os nossos no mundo real e têm de ser assim porque não existem dois mundos é tudo um mundo só.

As redes sociais, adverte o ciberevangelista, são um grande disseminador de fake news. 'antes de clicar em um link pense duas, três vezes. Não passe por passar. Tome cuidados. Antes de compartilhar tente ver se a informação é verdadeira", observa. Assistam a entrevista com o cibervangelista Anchises Morais.


WhatsApp baniu 360 mil contas por disparo de mensagens em massa no período eleitoral

Comportamento irregular foi verificado por tecnologia de aprendizado de máquina. Já as denúncias em canal criado com o TSE resultaram no banimento de 1.042. 

Canadá não quer esperar acordo global e vai cobrar imposto da internet em 2022

Em anúncio ao Parlamento, Departamento das Finanças do país indicou que novo tributo entra em vigor em janeiro de 2022 e pode arrecadar o equivalente a R$ 14 bilhões em cinco anos. 

Proliferação de serviços streaming faz crescer o “consumidor bumerangue”

Segundo a Kantar Ibope Media, no lugar de assinar simultaneamente as várias opções, se torna mais comum a troca constante de serviços. 

TSE desmente notícias e descarta cobrança de multa por justificativa no e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não procede a informação de que o órgão estaria cobrando indevidamente multa dos eleitores que fizeram sua justificativa via aplicativo e-Título, no último dia 15 de novembro, data do primeiro turno.

Facebook exclui 140 mil postagens com desinformação sobre eleições

Publicações desestimulavam voto ou continham informações erradas. Rede social também informa que rejeitou 250 mil anúncios que não deixavam claro se tratarem de propaganda política. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G