SEGURANÇA

Brasil só perde para os Estados Unidos em ataques ransomware

Convergência Digital* ... 24/09/2019 ... Convergência Digital

O Brasil só perde para os Estados Unidos em ameaças ransomware, concentrando 10,57% das ameaças globais, atrás apenas dos Estados Unidos, que representam 11,10%. Os outros países que compõem o Top 5 em número de ameaças ransomware são Índia, Vietnã e Turquia, revela estudo global feito pela Trend Micro, especializada em cibersegurança. O estudo informa que o total global de ransomwares detectados desde 2016 até junho de 2019 foi superior a 1,8 bilhão. Esse valor é calculado a partir da combinação de todas as ameaças de e-mail, arquivos e URLs relacionadas a ransomware.

"Os cibercriminosos criam táticas cada vez mais avançadas e furtivas de burlar os sistemas de segurança, principalmente quando o assunto é ransomware", comenta Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro. "Eles também se tornaram mais criteriosos com suas vítimas, escolhendo estrategicamente empresas que têm um alto desempenho financeiro e dados sensíveis, com o objetivo de maximizar o valor de resgate", adiciona o especialista.

Pelo relatório, o Brasil também tem destaque no ranking de ameaças disseminadas por e-mail, ocupando o terceiro lugar com mais de 1,1 bilhão de ameaças bloqueadas. Os Estados Unidos também são líderes nessa categoria, seguidos da China. "E-mails continuam sendo um grande vetor de ameaças pois com estratégias como a engenharia social é relativamente fácil enganar usuários desprevenidos. Para se proteger, é importante sempre conferir o remetente dos e-mails e clicar apenas em links e anexos que se tem certeza de que são legítimos", afirma Fiorim.

Outro dado que se destaca no relatório é a relação entre URLs maliciosas e vítimas afetadas - cada URL tem o potencial de atingir 14,5 usuários, segundo os números. Neste primeiro semestre, foram 5,5 milhões de acessos, colocando o Brasil na 16º posição do ranking de vítimas de endereços maliciosos bloqueados pela Trend Micro.

Malware detectados

Com mais de 6,1 milhões de malwares, o Brasil ficou no 11º lugar do ranking de países com o maior número ameaças detectadas. O país também está no top 20 em quantidade de malwaresbancários, com quase 3 mil ameaças detectadas. Em relação a aplicativos maliciosos, o Brasil também teve destaque, ocupando o Top 15 dessa categoria. Foram quase 3 milhões de apps disponíveis no país avaliados no primeiro semestre, e destes, mais de 22 mil eram maliciosos.

"Um tipo de ameaça que se tornou muito comum no âmbito de aplicativos é o adware. Ele se disfarça de um app comum, geralmente de câmera ou jogos, mas exibe propagandas que são difíceis ou impossíveis de fechar, além de usar técnicas para dificultar a remoção do aplicativo, como esconder seu ícone. Checar as avaliações dos aplicativos e o desenvolvedor são boas táticas de precaução e segurança", finaliza o diretor. Acesse aqui o estudo completo com os principais achados globais.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

Internet segura: RNP debate como massificar a proteção digital

"Quem sou eu na Internet" é o tema da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), que acontecerá no dia 13 de março, no Rio de Janeiro, com a presenças de especialistas em segurança da informação.

Novo golpe usa validação para sequestrar contas do WhatsApp

Especialistas alertam que os criminosos enviam uma mensagem através do app ou de um SMS por meio do qual um contato (também vítima do golpe) menciona que, sem querer, um código de verificação de seis dígitos (que, supostamente, não era dirigido a ela) foi enviado para o seu telefone e solicita que a mensagem seja reenviada com o código.

Dell vende RSA por US$ 2,08 bi e se desfaz de mais um ativo da EMC

Empresa de Michael Dell abriu mão da unidade de segurança cibernética e repassou o controle para um consóricio liderado pela Symphony Technology Group.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G