Anatel decide dia 12 o modelo para 5G, sem mexer nas parabólicas

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/12/2019 ... Convergência Digital

Há clima no Conselho Diretor da Anatel para definição do modelo para o leilão 5G na última reunião deste 2019, dia 12/12. A costura continua, mas a decisão tende a resgatar os traços gerais propostos pela área técnica, no voto divergente que será apresentado por Emmanoel Campelo. 

Além de retomar o modelo tradicional de leilões da agência, o desenho dos lotes recupera blocos maiores no carro-chefe do menu, a faixa de 3,5 GHz. Mas não será totalmente uma surpresa se a nova proposta adicionar alguma forma de regionalização, na tentativa de pavimentar uma aprovação. 

Vicente Aquino, o relator original no colegiado, sustenta a mudança no modelo para o chamado leilão combinatório em múltiplas rodadas, além de um formato de regionalização com a divisão do Brasil em 14 áreas. No filé da ‘midband’, separou 50 MHz para pequenos provedores com ambição de serem grandes, como a cearense Brisanet. 

O tema foi o centro das atenções nesta quinta, 5/12, uma semana antes da decisão sobre qual desses dois modelos vai à consulta pública. A Anatel reuniu fornecedores como Ericsson, Nokia, Huawei e Qualcomm em um workshop sobre a visão da indústria para a nova onda tecnológica. 

“Não viemos discutir aqui os votos colocados, nem a proposta que se pretende levar na próxima quinta, mas sobretudo tentar clarificar aspectos técnicos relativos a frequência, qual o cenário ideal para o Brasil”, disse Campelo, ao abrir o seminário nesta quinta. De modo geral, a indústria quer blocos maiores e, especialmente, que o leilão aconteça o quanto antes. 

Mesmo sem revelar detalhes, Emmanoel Campelo ressaltou o dilema de construir um modelo para o que entende ser um novo paradigma no setor. “O 5G precisa de muita banda, mais que as gerações anteriores. É uma mudança tecnológica mais profunda e ela impõe esse desafio. Temos na porta de entrada um problema de convivência que nos coloca na posição difícil de equacionar diversos interesses com apenas 300 MHz.”

É bem provável que no terreno da “convivência”, ou seja, no impacto de serviços móveis na faixa de 3,5 GHz sobre a recepção das antenas parabólicas residenciais, Campelo siga o sugerido pelo relator e deixe para a agência inserir no edital depois que o governo apresentar a já prometida política para tal. 


Internet Móvel 3G 4G
Huawei dá o troco e Qualcomm alerta para o risco dos EUA perder muito dinheiro

Em documentos ao governo dos EUA, a fabricante adverte que o bloqueio não vai impedir acesso da fabricante à tecnologia de ponta, mas sim prejudicar os fornecedores americanos, inclusive, no 5G. Huawei já avisou que Mate 40 será último com chip Kirin.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G