NEGÓCIOS

Com Internet, venda de certificado digital dá um salto na pandemia

Convergência Digital ... 14/07/2020 ... Convergência Digital

Um novo balanço do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação aponta que as emissões de certificados digitais aumentaram nos últimos meses. Em junho foram emitidos 516.951 mil certificados, o que significa um crescimento de 25,1%, comparado ao mesmo mês no ano passado. 

A expectativa é que ao longo de 2020 sejam emitidos 6,3 milhões de novos certificados digitais no país. Até aqui, com exceção de abril e maio, houve emissão mensal superior ao registrado em 2019. Para o presidente do ITI, reflexo da nova possibilidade de adquirir um certificado digital sem necessidade de ir fisicamente até uma empresa certificadora.

“Os crescentes números revelam a importância da emissão de um novo certificado digital sem a necessidade da ida presencial a uma Autoridade de Registro. É uma solução tecnológica simples, segura, e que facilita a vida do usuário. Veio para ficar, portanto. E o aumento das emissões é prova disso. É de se esperar, nos próximos meses, que os certificados digitais se tornem ainda mais populares”, afirma Carlos Fortner.

Ainda de acordo com o levantamento do ITI, 53,8% dos certificados em uso no país são de pessoas jurídicas, enquanto 45,9% de pessoas físicas. O certificado tipo A3, que usa armazenamento em token, cartão ou nuvem, é o mais popular, com 59,6% do total. 


Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

Chamamento público espera identificar oportunidades de negócios que fomentem a massificação das assinaturas digitais. 

Huawei diz ter estoque suficiente para atender demanda nacional

Diretor senior de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Atílio Rulli, assegurou que o estoque da fabricante está 'em linha com que é visto no mundo'. Hoje a Huawei produz localmente 40% dos equipamentos que vende às operadoras, ISPs e empresas brasileiras.

Acesso Digital recebe aporte e entra na briga pelo mercado de Telecom

Empresa, criada em 2007, trabalha com reconhecimento facial e assinatura eletrônica, recebeu um investimento de R$ 580 milhões liderado por SoftBank e General Atlantic.

Empresa brasileira de mineração e blockchain é comprada por R$ 165 milhões

A FastBlock, foi criada po rum brasileiro, em 2014, e possui cerca de 20 data centers e já minerou mais de 50 mil bitcoins. Bernado Shucman fica à frente da unidade de operação da Marathon Patent Group.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G