Clicky

Convergência Digital
Inscrição gratuita - Vagas limitadas

FCC, que destinou toda a faixa de 6 GHz para Wi-Fi, homologou primeiro roteador 6E

Convergência Digital - 19/02/2021

Sete meses depois de abrir toda a faixa de 6 GHz a aplicações não licenciadas, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, a agência reguladora de telecomunicações do país, homologou o primeiro roteador Wi-Fi 6E. A abertura regulatória para essa nova geração tecnológica será compartilhada com o Brasil, que trilha caminho semelhante, pelo assessor da presidência da FCC, Umair Javed, no Wi-Fi 6E Brasil, dias 2 e 3 de março. 

A FCC publicou as novas regras para a faixa de 6GHz no final de abril de 2020. A exemplo da proposta que avança na brasileira Anatel, essas regras disponibilizam os 1.200 megahertz de espectro na banda de 6 GHz, ou seja, entre 5,925 e 7,125 GHz, para uso não licenciado. 

“Essas novas regras inaugurarão o Wi-Fi 6, a próxima geração do Wi-Fi, e desempenharão um papel importante no crescimento da Internet das Coisas. O Wi-Fi 6 será mais de duas vezes e meia mais rápido que o padrão atual e oferecerá melhor desempenho para os consumidores americanos. Abrir a banda de 6 GHz para uso não licenciado também aumentará a quantidade de espectro disponível para Wi-Fi em quase cinco vezes e ajudará a melhorar a conectividade rural”, defendeu a FCC então. 

No início de dezembro, a mesma agência reguladora homologou o primeiro dispositivo Wi-Fi para uso na banda do espectro de 6 GHz, um transmissor interno de baixa potência da Broadcom. “Começamos a ver os frutos daquela decisão de abril e os consumidores passam agora a se beneficiar de maneira significativa”, reforçou a FCC ao anunciar a licença. 

Segundo projeções de WiFi Alliance, mais de 300 milhões de dispositivos compatíveis com o WiFi 6E estarão disponíveis comercialmente durante o ano de 2021. 


Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Oi: fibra ótica é o chassi de suporte para Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e 5G

Para o VP da Oi, Carlos Eduardo Monteiro, o Brasil tem desafios a vencer para a expansão do Wi-Fi 6, como ofertar mais segurança jurídica e regulatória para os investimentos. O câmbio – já que todos os aportes e equipamentos são atrelados ao dólar – desponta como um gargalo a ser enfrentado.

Empresa brasileira se prepara para oferecer Wi-Fi como serviço

Definindo-se como uma empresa de software que precisa de hardware e frequência para atuar, a Mambo Wi-Fi diz que os hotspots públicos vão crescer até nove vezes até 2022 com a liberação da faixa de 6 GHz para serviços não licenciados.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2021 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site

Wi-Fi Now Global Wi-Fi 6E Brasil - 02 e 03 de março de 2021