Clicky

Home - Convergência Digital

TIM ativa 4G,em 700MHz, em 66 cidades de São Paulo

Convergência Digital - 27/08/2020

A TIM ativou a frequência de 700MHz na tecnologia 4G em mais 66 municípios do interior, chegando à marca de 300 cidades com esta faixa de frequência no estado no mês de julho. A nova faixa tem maior alcance de cobertura, proporcionando melhor experiência dos clientes, que terão sinal mais intenso e com melhor qualidade em locais mais afastados e distantes das antenas, além de ambientes indoor, como shoppings, estacionamentos subterrâneos etc.

Outras localidades também contarão com a nova frequência ainda neste mês, antecipando compromisso com a Anatel (TAC). A previsão da TIM é de fechar o ano de 2020 com mais de 500 municípios paulistas usufruindo da tecnologia. Em todo o país, já são 2.852 municípios atendidos pela TIM nesta faixa, incluindo todas as capitais.

"Os clientes TIM destas cidades vão perceber imediatamente a melhora do sinal 4G, principalmente em locais mais distantes dos nossos sites e ou em ambientes internos e até mesmo subsolos. Por ter uma frequência mais baixa, o sinal tem maior alcance e maior poder de penetração, proporcionando melhor qualidade não só no uso de dados, mas também na voz pela tecnologia VoLTE que só a TIM tem para oferecer nestas cidades", afirma Célio Lana Miranda, gerente de Engenharia Móvel da TIM São Paulo.

O 700MHz também melhora significativamente a qualidade de ligações de voz em HD, via VoLTE, que utiliza a rede 4G com alta qualidade nas chamadas de voz, além de reduzir o consumo da bateria e de estabelecer a ligação quase que instantemente. A TIM foi a primeira operadora a ativar a tecnologia em todos os municípios do estado, em 2019.

A faixa de 700MHz foi liberada par uso das operadoras depois do desligamento do sinal analógico da TV aberta. Sua utilização é estratégica para a performance dos serviços oferecidos pela TIM na rede 4G, pois além de ampliar a cobertura, pode aumentar sua capacidade de transmissão de dados. A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

A nova frequência mudou o perfil de consumo nas localidades onde foi ativada. Com conexões mais estáveis em áreas fechadas, foi observado maior consumo da rede 4G dos clientes da TIM. Na região de Bauru, por exemplo, o uso de dados cresceu 28% desde a ativação da frequência. Já em municípios menores, o uso da rede chegou a dobrar, com mais pessoas conectadas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/11/2020
TIM adverte que possível banimento da Huawei só poderia acontecer no 5G

03/11/2020
TIM abre 300 vagas para estágio e oferece curso de idioma básico online

30/10/2020
TIM ativa piloto de banda larga fixa com 5G DSS

28/10/2020
FCA e TIM anunciam carro conectado no Brasil para primeiros meses de 2021

21/10/2020
TRE-SP cita LGPD e manda TIM e Facebook identificarem autoria de campanha eleitoral ilegal

08/10/2020
TIM: Carteira digital têm de ser oferta única entre operadoras de telecom

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

29/09/2020
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

29/09/2020
TIM: OpenRAN é caminho para Brasil sair do atraso no 5G

21/09/2020
TIM avança na base da Claro e da Vivo em São Paulo

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site