Home - Convergência Digital

TIM: Sem antena e capacitação de mão de obra, agricultura 4.0 não sai do papel

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 23/09/2019

O planejamento da TIM Brasil para a rede NB-IoT, exclusiva para a conexão das coisas, é ousado e terá novidades para o começo do próximo ano, antecipa o head de produtos corporativos & IoT na TIM Brasil, Alexandre Dal Forno. Segundo ele, toda a estratégia está baseada em habilitar parceiros e empresas que queiram se conectar à rede da TIM. "A rede NB-IoT permite uma cobertura muito melhor no campo e também na cidade", relata o executivo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Sobre a agricultura 4.0, Dal Forno diz que a conectividade é a grande habilitadora, mas a capacitação da mão de obra é crucial também. "Se tivesse mais antenas, a conectividade seria melhor, mas tem uma questão também do custo. A TIM criou um modelo de negócios e está ampliando a sua atuação no campo", ressaslta.

A capacitação da mão de obra do campo é um ponto crítico e não pode ser esquecido, adiciona o executivo da TIM Brasil. "Há ainda muita gente precisando de alfabetização no campo. E terá de passar por uma digitalização. Hoje muitos mal fazem um apontamento em uma planilha e terão de usar tablets. É uma mudança cultural significativa". Assistam a entrevista com Alexandre Dal Forno, da TIM Brasil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

07/11/2019
Ser humano faz a Aura,da Vivo, ser uma IA diferente

07/11/2019
Orquestração de rede 5G é prioridade da Ciena

07/11/2019
American Tower: "Seguimos olhando todo ativo compartilhável"

06/11/2019
Lacunas de infraestrutura no caminho do 5G no Brasil

06/11/2019
5G não vai funcionar num estalar de dedos

05/11/2019
Ericsson: Brasil vai pagar caro se adiar o leilão do 5G

04/11/2019
Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

01/11/2019
IBM quer habilitar novos serviços com o 5G

31/10/2019
Huawei: 5G entrega uma experiência transformadora aos consumidores

31/10/2019
Embratel: desoneração do Fistel impulsionará as redes IoT no Brasil

Destaques
Destaques

5G exige políticas públicas e apoio do Governo

Como ressalta o diretor de relações governamentais da Huawei, Carlos Lauria, investimentos pesados em infraestrutura de redes envolvem políticas públicas em qualquer país. 

5G já trouxe aumento de receitas para as operadoras

“Na Coreia, são 3,5 milhões de clientes em seis meses, 1 milhão com serviços de valor adicionado. Em apenas um trimestre as operadoras aumentaram as receitas em 2%”, afirma o diretor de soluções da Huawei, Carlos Roseiro. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site