NEGÓCIOS

Governo dos EUA pressiona por fábrica estatal de chips

Convergência Digital* ... 11/05/2020 ... Convergência Digital

O governo Trump está conversando com empresas de semicondutores sobre a construção de fábricas de chips nos Estados Unidos, disseram representantes de dois fabricantes de chips neste domingo, 10/05.

A Intel está em discussões com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre melhorar as fontes domésticas de microeletrônica e tecnologias relacionadas, disse o porta-voz da Intel William Moss em comunicado enviado por email. 

“A Intel está bem posicionada para trabalhar com o governo dos EUA para operar uma fundição comercial de propriedade dos EUA e fornecer uma ampla gama de microeletrônicos seguros”, acrescentou o comunicado. 

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), por outro lado, tem conversado com o Departamento de Comércio dos EUA sobre a construção de uma fábrica no país, mas disse que ainda não tomou uma decisão final. 

“Estamos avaliando ativamente todos os locais adequados, inclusive nos EUA, mas ainda não há um plano concreto”, disse a porta-voz da TSMC Nina Kao em comunicado. 

O presidente-executivo da Intel, Bob Swan, escreveu uma carta ao Departamento de Defesa no final de março, na qual expressou a disposição da empresa de construir uma fundição - um termo usado na indústria para referenciar uma fábrica de chips - em parceria com o Pentágono. 

“Isso é mais importante do que nunca, dada a incerteza criada pelo atual ambiente geopolítico”, escreveu Swan na carta de 30 de março e vista pela Reuters no domingo. 

Isso ocorre em meio às crescentes tensões diplomáticas entre os EUA e a China durante a pandemia de coronavírus, com os dois lados trocando farpas sobre quem é o culpado pela disseminação da doença depois de já estarem envolvidos em tensões comerciais há quase dois anos. 

“Atualmente, achamos que é do melhor interesse dos Estados Unidos e da Intel explorar como a empresa poderia operar uma fundição comercial nos EUA para fornecer uma ampla gama de microeletrônicos”, acrescentou a carta. 

As discussões do governo Trump com os fabricantes de chips foram relatadas anteriormente pelo Wall Street Journal, com a reportagem acrescentando que a TSMC também está conversando com a Apple, um de seus maiores clientes, sobre a construção de uma fábrica de chips nos Estados Unidos. No Brasil, o governo Bolsonaro segue no caminho contrário. A CEITEC, fabricante estatal de chips, foi incluída na lista de privatizações e deve ser vendida em 2021.

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
SD-WAN ganha musculatura com a Covid-19 na América Latina

Dados da IDC mostram que o crescimento dos serviços fixos de dados deram um salto por causa da pandemia e há uma expectativa de crescimento de 24% acima da previsão nos próximos cinco anos.

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

Chamamento público espera identificar oportunidades de negócios que fomentem a massificação das assinaturas digitais. 

Huawei diz ter estoque suficiente para atender demanda nacional

Diretor senior de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Atílio Rulli, assegurou que o estoque da fabricante está 'em linha com que é visto no mundo'. Hoje a Huawei produz localmente 40% dos equipamentos que vende às operadoras, ISPs e empresas brasileiras.

Acesso Digital recebe aporte e entra na briga pelo mercado de Telecom

Empresa, criada em 2007, trabalha com reconhecimento facial e assinatura eletrônica, recebeu um investimento de R$ 580 milhões liderado por SoftBank e General Atlantic.

Empresa brasileira de mineração e blockchain é comprada por R$ 165 milhões

A FastBlock, foi criada po rum brasileiro, em 2014, e possui cerca de 20 data centers e já minerou mais de 50 mil bitcoins. Bernado Shucman fica à frente da unidade de operação da Marathon Patent Group.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G