O Ministério da Justiça migrou o sistema Consumidor.gov.br para a nuvem da Oracle, com base em um contrato firmado no fim de maio deste ano e que teve a etapa operacional concluída no último fim de semana, conforme revelou o coordenador geral de infraestrutura e serviços do MJ, Leonardo Greco.
“A opção pela nuvem veio pela análise de qual seria a opção mais vantajosa do ponto de vista econômico e para sustentar a possibilidade de expansão ao longo do tempo. A nuvem tinha os requisitos de garantia operacional com melhor retorno econômico e com a capacidade de expandir muito a oferta de serviços”, afirmou Greco nesta terça, 11/8, durante o Oracle Transformation Day sobre setor público.
“Esse processo começou para valer no início deste ano. E concluímos o marco no último fim de semana quando internalizamos o sistema do Consumidor.gov.br dentro da nuvem Oracle do Ministério da Justiça. A nuvem tem suprido as expectativas. E o que temos percebido é um novo catálogo de possibilidades para fornecer novos serviços, a capacidade de gerenciar os serviços de maneira coerente e integrada. Portanto muito satisfeitos com a opção que a gente fez.”
Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.
Projeções da Brasscom no TecForum 2021 ressaltam crescimento acelerado de 20% ao ano da computação em nuvem, especialmente IaaS e PaaS. Big Data, internet das coisas e inteligência artificial também são destaques.
Por Fábio Lucinari*
Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.