INTERNET

Como está, PL das Fake News não resolve nem robôs, nem desinformação

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 26/06/2020 ... Convergência Digital

A decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de adiar por uma única sessão a votação do PL 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News, é temerária diante de um texto – ou mesmo dos vários textos – que não vão entregar o que promete: um eficaz combate à desinformação na internet e o controle do uso dos robôs.  A votação está agendada para terça-feira, 30/06.

Como destacou o vice-presidente da Abranet, Eduardo Parajo, ao participar do CDemPauta desta sexta, 26/6, sobre o tema, sequer há uma análise, ainda que superficial, sobre o impacto das medidas propostas. “Pega um ponto importante, que é combater a desinformação, dizendo que essa lei vai resolver o problema. Mas não vai. Não resolve. Não resolve o robô. Então seria prematuro votar agora. Importante que o Senado amplie esse debate.”

Ao responder um questionamento do CDemPauta, se seria uma teimosia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de insistir numa votação rápida, o advogado especializado em direito digital, Walter Capanema, pediu mais prudência.  “Não sei se é teimosia. Mas não é sensato. Afinal de conta, por esse projeto de lei trazer tantos impactos à atividade econômica, é importante que os atores, que as empresas, que a própria sociedade seja ouvida, que possa participar, que possam ser apresentadas novas propostas. Votar tantas modificações que causam tanto impacto sem discutir com a sociedade é antidemocrático.” Assistam o posicionamento com relação à votação do PL no dia 30/06. A íntegra do CDem Pauta pode ser vista aqui.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação e marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 

80% das vendas corporativas serão digitais até 2025

Nos próximos cinco anos, um aumento exponencial nas interações digitais entre compradores e fornecedores quebrará os modelos de vendas tradicionais. Quase 40% dos compradores preferem experiência sem vendedor.

Em parceria com CGI.br, USP cria cátedra de Internet

O acordo de 5 anos também prevê seminários, debates, publicações. CGI.br destinará R$ 2,5 milhões para bolsas de estudo e atividades. 

Oracle derrota Microsoft na disputa pela chinesa TikTok

Segundo informações do Wall Street Journal, operações do TikTok nos EUA, suspensas após China reagir com mudanças nas regras de controle, vão se transformar em "parceria tecnológica de confiança". 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G