A Dataprev montou uma megainfraestrutura de TI para suportar o novo site de acesso às informações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal por conta da pandemia de Covid-19. O site é mais uma opção, além do portal e aplicativo da Caixa. A estatal de TI revela que disponibilizou uma infraestrutura tecnológica de mais de 45 servidores virtuais e físicos para garantir a estabilidade da plataforma de consulta.
No último fim de semana, foi registrada a entrega de 1.000 páginas por segundo. A avaliação do portal será diária para acompanhar o crescimento de demanda dos acessos. A ferramenta será monitorada constantemente e aperfeiçoada para atender aos cidadãos. Ativado no dia 04 de maio, o site já teve mais de 1 milhão de acessos registrados.
Os endereços do site são: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br . O portal já está disponível para pesquisas do CPFs dos requerentes. O objetivo é dar transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício. O site foi projetado para melhor experiência do usuário e conta com interface simples.
Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida.
Resultado
Em menos de um mês, 97 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da Cidadania, incluindo os três grupos descritos na Lei n. 13.982 de 2 de abril de 2020 (Informais, Bolsa Família e Cadastro Único).
- 50,5 milhões foram classificados pelos órgãos como elegíveis – atenderam aos critérios da lei.
- 32,8 milhões foram considerados inelegíveis; e
- 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral.
Das 46 milhões de solicitações feitas pelo aplicativo da Caixa, a empresa transmitiu o resultado de 44,9 milhões ao banco, após homologação do Ministério da Cidadania. Os cadastros são referentes ao período de 7 a 22 de abril. Os dados foram enviados em vários lotes à instituição.
Complexidade de cenário - Atualmente, 2,3% do total do Grupo 1 estão em processamento adicional em função da complexidade de cenários e cruzamentos.
São 1,04 milhão de solicitações: 38 mil cadastros concluídos entre 7 a 10 de abril; 1 mil, de 11 a 17 de abril; e 1 milhão, de 18 a 22 de abril. Os técnicos dos dois órgãos seguem dedicados à conclusão da análise das informações nesta semana.
Nova Remessa - A finalização do processamento dos requerimentos apresentados entre os dias 23 e 30 de abril, por meio do aplicativo e portal da Caixa (Grupo 1), estão previstos também para este final da semana.
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.
Fernando Mellone, senior territory manager, afirmou que a tecnologia está disponível para permitir essa transformação e fornecer o “software perfeito” para qualquer setor ou segmento.
“Tecnologias são ferramentas que podem ser bem ou mau usadas. O importante é a criação de valor”, defende o gerente para o Programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo, Frederico Vasconcelos.