Clicky

Covid-19 refez as projeções de Telecom em 2020

Convergência Digital ... 04/05/2020 ... Convergência Digital

A pandemia global de Covid-19 provocou ajustes nas projeções de TICs para o ano de 2020. É o que indica um novo relatório da consultoria Deloitte, divulgado pela União Internacional de Telecomunicações. Segundo a consultoria, é a primeira vez que projeções anuais precisam sofrer mudanças. 

“A combinação da pandemia de Covid-19, isolamentos, teletrabalho e estudo, interrupções em cadeias de suprimento e contrações econômicas afetaram toads as projeções do relatório de dezembro de 2019”, aponta a Deloitte, ao listar os “cinco tópicos mais relevantes para a UIT”. 

1) Queda nas vendas de smartphones: A projeção inicial era de crescimento de 5,8%, para US$ 484 bilhões, mas com um fraco primeiro trimestre e a perspectiva de colapso no segundo trimestre indicam que uma queda de 10% em 2020 se tornou provável; 

2) Esfriamento dos chips Edge Inteligência Artificial: As projeções eram de que um terço dos smartphones teria unidades de processamento neural em 2020, com cerca de 500 milhões de chips de um total de 750 milhões de processadores edge IA. A nova projeção reduz a quantidade em 100 milhões. E até 2024 a perspectiva é de que sejam confirmados 1,6 bilhões de chips.  

3) Redes privadas de 5G: Em que pese o impacto dos lançamentos de novas redes 5G, pilotos e testes de redes privadas de quinta geração estão mais acelerados. “Ajustamos a previsão de ‘mais de 100’ para ‘menos de 1 mil’ por conta dos dados do primeiro trimestre de 2020. 

4) Crescimento dos satélites de órbita baixa: Se antes a projeção era de mais de 700 satélites desse tipo ao longo de 2020, agora a consultoria indica que haverá mais de 1 mil até o fim do ano – mesmo com a falência da OneWeb. “Com centenas de milhões de pessoas trabalhando e estudando em casa, ampliação da cobertura rural e demanda por mais backhaul para atender o crescimento de tráfego, a demanda cresceu ainda mais.”

5) CDNs (Content Deliverys Network) crescem rapidamente: O streaming de vídeos vai bem na visão geral das redes de telecomunicações. Mas a demanda ainda mais acentuada deve implicar em crescimento superior aos 25% inicialmente projetados, para algo entre 30% e 40%. 


Internet Móvel 3G 4G
5G permite um respiro à indústria de celulares

Apesar do impacto evidente da Covid-19, o mercado de aparelhos móveis respira com o forte crescimento dos terminais 5G, que devem responder por quase 10% do total a ser produzido em 2020, aponta a IDC. O desafio imediato é fazer o preço desse smartphone 5G ficar cada vez mais próximo dos aparelhos 4G.

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Oi, na fixa, e TIM, na móvel, foram as operadoras que mais cederam assinantes com a possibilidade de troca de empresa mantendo o mesmo número. Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes nos 12 anos do serviço.

Nova Oi busca eficiência operacional e personalizar ofertas ao cliente

Network analytics tem diversos níveis de maturidade e vai desde a proximidade maior com a infraestrutura da rede até análises mais especializadas do serviço, afirma o diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi, Mauro Fukuda.

Artur Coimbra é nomeado como novo Secretário de Telecomunicações

Mudança era esperada com a passagem de Vitor Menezes da Setel para a Secretaria Executiva do Minicom. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G