Clicky

Anatel simplifica acesso a dados de processos contra operadoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/11/2020 ... Convergência Digital

Sem alarde, a Anatel facilitou o acesso a informações sobre processos administrativos que correm na esfera administrativa contra as operadoras de telecomunicações. 

A novidade foi incorporada aos ‘Painéis de Dados’, ferramenta disponível no portal da agência, que passou a contar com um campo específico sobre ‘Acompanhamento e Controle’

Parte dos dados são genéricos, como a informação de que desde a Anatel foi criada, em 1997, já foram instaurados 111.677 processos, sendo que 2.288 deles estão em andamento.

Mas a navegação também permite conhecer quantos e sobre quais temas são os processos contra cada uma das maiores empresas especificamente – Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica e Tim. 

Assim, o painel mostra que dos 2.288 Pados ativos sabe-se que 503 são relacionados à Oi, 143 à Telefônica/Vivo, 112 à Claro, 76 à Algar, 48 à TIM, 39 à Sercomtel e 10 à Sky. Os demais são das diversas prestadoras de pequeno porte. 

Entre os temas, predomina a telefonia fixa (620 Pados), seguida pela banda larga fixa (384), limitados (261), telefonia celular (213), radiodifusão (173) e TV paga (78). 

Os motivos para abertura dos processos são principalmente descumprimento de obrigações gerais (378), universalização (347), consumidor (327), ausência de outorga (321), certificação (232), qualidade (204) e irregularidades técnicas (181), entre outros. 


Minicom cede Artur Coimbra para ser corregedor da ANPD

O secretário de radiodifusão, Max Martinhão, acumula interinamente a Secretaria de Telecomunicações. Segundo a pasta, ainda não há novo nome para substituir Artur Coimbra.

Anatel apreende 15 mil carregadores de celulares na 25 de Março, em São Paulo

Equipamentos não homologados foram avaliados em R$ 180 mil e foram recolhidos em um único distribuidor. Outros 11 mil carregadores foram apreendidos em três operações durante o mês de novembro.

TIM: dizer que 5G DSS não é o 5G é obrigatório para não queimar a tecnologia

Operadora informa que vai ter o 5G DSS em 12 capitais para testes em bairros, mas sustenta que a transparência é crucial. "O 5G DSS tem latência do 4G", afirma o CTIO, Leonardo Capdeville. Nas capitais, o 5G DSS será exclusivo para mobilidade. O acesso banda larga fixa - FWA - continuará em piloto.

Claro: Hábitos da quarentena transformaram as redes móveis

O diretor de Marketing da operadora, Márcio Carvalho, assegura que o 5G DSS está cumprindo bem o seu papel em grandes mercados, uma vez que a jornada até o 5G 'sonhado' deve levar algum tempo no Brasil.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G