Clicky

Com Lei, small cells avançam no Distrito Federal

Ana Paula Lobo ... 14/07/2020 ... Convergência Digital

Já está em vigência a lei complementar 971, que incentiva a instalação de equipamentos em áreas privadas no Distrito Federal.  Isso significa que além da estrutura tradicional de torres para ampliar a cobertura, o GDF também terá as pequenas antenas (small cells) para aumentar a cobertura e liberadas para instalação em bancas de jornais, pequenas edificações, totens ou placas de sinalização. "As small cells ganharam uma espécie de fast Track e tiveram dispensa de licitação, uma simplificação essencial", comemora o diretor do SindiTelebrasil, Ricardo Dieckmann.

Não foi fácil a caminhada até a legislação. Nos últimos quatro anos foi feito um trabalho intenso junto ao governo do Distrito Federal e na Câmara Distrital. Nas áreas públicas, a instalação das antenas estava liberada pela Lei das Antenas, mas nas áreas privadas- até em função de Brasília ser um patrimônio histórico – era proibida a implantação.

"Vamos avançar muito agora porque há uma demanda significativa pelo 4G e ela prepara para o 5G. Temos muitas antenas represadas e agora serão instaladas. Vai ter uma melhor cobertura e um melhor serviço ao morador do Distrito Federal", diz Dieckmann, sem, no entanto, revelar a quantidade de antenas necessárias com a argumentação que se trata de estratégia competitiva das operadoras.

No Brasil, o SindiTelebrasil estima que aproximadamente 4000 mil pedidos de instalação de antenas estão represados por legislações arcaicas, o que significa um investimento de cerca de R$ 2 bilhões parado. As cidades de São Paulo e de Belo Horizonte são os gargalos principais. "Se não podemos instalar antenas, não temos como oferecer o 4G e não teremos como fazer o 5G", adverte o executivo do SindiTelebrasil.

Com relação à regulamentação da Lei das Antenas, Ricardo Dieckmann disse que ela está bem próxima de sair, mas enfatiza que o importante é a vontade política e econômica dos governantes, como foi o caso do Governo do Distrito Federal. "Se o governador ou o prefeito entendem a relevância da economia digital, eles fazem acontecer", completa.


Matérias relacionadas
Internet Móvel 3G / 4G ... 13/06/2019
Sete anos depois, Anatel reavalia o uso das small cells
Internet Móvel 3G / 4G ... 05/07/2017
Vivo implanta small cells em mais de 6900 sites do país

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Justiça condena Claro e Mercado Pago a indenizar dono de celular sequestrado

Jusitça usou o Código de Defesa do Consumidor como base para estabelecer a punição aos prestadores de serviços. Consumidores tiveram telefone registrado em outro chip e dinheiro sacado de plataforma de intermediação de pagamentos.

Pernambucanas investe em chip próprio de telefonia móvel

Varejista investe em telefonia MVNO em parceria com a Surf Telecom. Modelo de negócio não exige fidelidade e não cobra multas e não há plano fixo.

Anatel busca consultoria para implementar acesso dinâmico a espectro

Contratação será feita pela União Internacional de Telecomunicações e envolve análise do arcabouço normativo e proposta de novas possibilidades de regulação.

Banco24Horas entra no mercado de recarga de celular e TV pré-pagos

As funcionalidades já estão disponíveis em mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país. Banco24Horas entra em um mercado com 71% dos consumidores são das classes C, D e E e um mercado avaliado em R$ 20 bilhões ao ano.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G