Anatel vai discutir uso dos espectros ociosos em consulta pública

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/05/2020 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quint-feira, 28/5, a abertura de consulta pública para discutir a permissão de uso dos ‘white spaces’, as frequências ‘vazias’ que separam aquelas outorgadas a canais de rádio e televisão. A possibilidade de destinação em uso secundário para outros serviços está na proposta que será discutida por 60 dias.  

A proposta é cautelosa ao lembrar a prevenção aos outorgados originais e suas operações. Adicionalmente, o uso secundário para telefonia e banda larga será permitido em áreas rurais e regiões remotas, evitando riscos nos centros onde há grande volume de emissoras. 

No caso, os nacos de espectro envolvidos são os ‘white spaces’ existentes entre as frequências 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz. 


Feninfra diz que sem desoneração da folha país perde R$ 2 bilhões e 500 mil empregos em Telecom

Segundo a presidente da entidade, Vivien Suruagy, caso o Congresso não derrube o veto de Bolsonaro à medida, haverá um "apagão de tecnologia" no país.

STJ confirma condenação da Telefônica por falta de cartões telefônicos

Multa estipulada foi de R$ 3 milhões, por conta da não venda de cartões indutivos de 20 unidades. Condenação da operadora foi mantida pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Oi entra na disputa do mercado de marketplaces para consolidar marca de consumo

Plataforma OiPlace chega ao mercado com mais de 3 mil produtos. Tele também incluiu canal ao vivo no Oi Play, a partir da mudança da regra de conteúdo na Internet pela Anatel.

Em três meses, Anatel e PF apreendem mais equipamentos irregulares que em todo 2019

Somente entre julho e setembro deste 2020 foram 243,7 mil equipamentos sem certificação, entre baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G