GESTÃO

Portaria disciplina unificação de sites e aplicativos do governo

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/07/2019 ... Convergência Digital

Uma nova portaria da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, estabelece procedimentos para a unificação de sites na internet e de aplicativos lançados por órgãos públicos federais. Como previsto, a ideia é absorver os endereços dentro da raiz “gov.br”. Está mantido o prazo previsto de migração total até 31 de dezembro de 2020. 

“A publicação de informações, notícias ou prestação de serviços públicos na internet será realizada, exclusivamente, pela utilização do domínio raiz ‘gov.br’, acrescido de ‘/’ e seguido do detalhamento do endereço, nos novos endereços de sítios eletrônicos do governo federal”, diz a portaria 39/19 da SGD, publicada no Diário Oficial desta quinta, 11/7. 

O pedido de autorização, a ser concedida pela própria SGD, deve ser feito por meio de um formulário eletrônico disponível em ‘gov.br/registrarsite’. Para tanto, precisa respeitar os padrões visuais e funcionais estabelecidos na Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal e os componentes da Plataforma de Cidadania Digital.

No caso dos aplicativos, eles serão disponibilizados por meio de conta única de publicação do governo federal nas lojas online, gerida pela SGD – também com migração até o fim de 2020. 

Para serem aprovados, exigem que o órgão possua “capacidade operacional, própria ou contratada, dedicada ao desenvolvimento, sustentação, atualização e suporte ao usuário do aplicativo”. Além disso, a continuidade do app deve ser precedida por pesquisa com os usuários que confirme o aplicativo como canal adequado ao público a que se destinam os serviços a serem prestados. 


eSocial absorve ‘Contrato Verde e Amarelo’, questionado no STF

Nota Técnica 16/19 trouxe mudanças no leiaute, para absorver Medida Provisória 905, questionada em duas Adins e com decisão desfavorável na primeira instância. Reforma da Previdência ainda será tratada.

Fiat Chrysler avança no uso de Internet das Coisas

O CIO para a América Latina da montadora, André Souza Ferreira, afirma que um carro, hoje, precisa ser visto como uma plataforma móvel capaz de trafegar informações sobre o comportamento do motorista.

Transformação digital exige a modernização da área de TI das telcos

O vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, Marcelo Medeiros, diz que a modernização da TI permitirá às teles proporcionar mais agilidade, automação e flexibilidade aos seus produtos. A computação na borda ganha cada vez mais relevância na estratégia dos negócios.
 

Dell: sucesso do big data passa pela democratização do acesso à informação

Os investimentos em big data e analytics só se justificam se houver uma cultura da informação bem estabelecida, passando pela democratização dos dados, o engajamento e a capacitação dos colaboradores em todos os níveis.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G