GESTÃO

Governo apresenta plano de unificação de portais da internet para órgãos federais

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/06/2019 ... Convergência Digital

Em reunião nesta quarta, 26/6, no Palácio do Planalto, o governo apresentou a responsáveis por conteúdos e serviços, assim como a equipes de TI, o plano de unificação dos portais da administração federal sob a única fachada do ‘Gov.br’. Além de alinhar metas e prazos com o previsto no Decreto 9.756/19, foram anunciadas as primeiras migrações. 

“Foi uma reunião para apresentar o projeto de unificação dos canais às assessorias de comunicação e ao pessoal do SISP. Foi a primeira que vez reunimos todos na mesma sala para tirar dúvidas. Estamos partindo para uma ferramenta central de gestão de conteúdo, ou nos casos em que não ocorra migração literal de infraestrutura, vamos fazer unificação pela identificação central do governo”, explica o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Jr. 

A primeira meta e prazo é a migração, até o fim de julho, dos portais Serviços.gov.br, Presidência.gov.br e Brasil.gov.br, que deixarão de existir e terão seus conteúdos incorporados pelo Gov.br. As URLs ainda deverão ser acessíveis por algum tempo, mas a tendência é de que acabem canceladas. Destino semelhante pretendido para os 1.594 sites do governo federal. O prazo final para a unificação é 31 de dezembro de 2020. 

Nas contas do governo, a medida vai reduzir custos com esses canais de R$ 140 milhões para R$ 30 milhões por ano. Mas a orientação principal da Secretaria de Governo Digital é que a unificação seja centrada na experiência do usuário. “Vai haver simplificação, vai haver redução de custos, mas o foco é facilitar o acesso aos conteúdos que o cidadão quer encontrar”, afirma Vellozo Jr. 


Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

No ano passado, o índice médio de solução de conflito foi de 81%.  Projeto completa cinco anos e envolve a Secretarian Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Projeto de Lei quer enquadrar apps como 99 e Uber no Código do Consumidor

Hoje, diz o autor do PL, deputado Sérgio Vidigal (PDT/ES), o atendimento desses aplicativos é insatisfatório e viola as normas existentes de defesa do consumidor. Uma das medidas impostas é a obrigação de ter um SAC por telefone, funcionando 24 horas.

INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

Sistema batizado ‘e-Chip’ permitirá a solicitação online no caso de topografias de circuitos integrados. Plano de digitalização dos serviços também prevê que o Instituto vai aceitar pagamento por cartão, no lugar da GRU. 

Governo de São Paulo oficializa programa SP Sem Papel

Primeira etapa do projeto será implantada neste mês nas Secretaria de Governo, Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e na Prodesp. Iniciativa será finalizada em 2020, com a adesão da administração indireta. Servidores serão treinados por EAD.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G