O gerente de Produto para Energia da Huawei, Flávio Hott, ressaltou, durante apresentação no 5×5 TEC Summit, nesta quarta-feira, 09/12, que o setor elétrico deve priorizar cibersegurança para evitar ‘apagões’, numa referência à falta de energia por dias que ocorreu no Estado do Amapá. E explicou ainda como as inovações em redes inteligentes proporcionam avanços no desempenho operacional. A visão da Huawei, segundo ele, é investir em um ambiente de redes smart com 4G e futuramente com o 5G, cujo leilão de frequências está previsto para o final do primeiro semestre de 2021.
O gerente destacou que hoje o mercado exige basicamente a transmissão e subestações inteligentes. “São os que mais demandam quando se tem um ambiente de subestação não conectado. Sem dúvidas, temos perdas quanto à localização de falhas e quanto à segurança”, comentou.
Segundo o executivo, as redes inteligentes estão relacionadas à forma de consumo e geração de energia que sofreram mudanças. “E quando a gente consegue fazer essa convergência entre os pilares de transmissão, transformação, distribuição e o consumidor, temos um ambiente de redes inteligentes”, esclareceu.
Hott destacou a necessidade de foco maior nesse temas diante dos últimos acontecimentos no setor elétrico. “Principalmente diante dessa evolução onde todos os elementos de emissão crítica e não crítica e, falando de IoT conectando todas as coisas, o elemento segurança será bastante necessário”, avaliou.
O 5×5 TecSummit, evento organizado pelo Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, vai até o dia 11 de dezembro. Amanhã, no dia, 10, a vertical em debate será finanças. O evento encerra no dia 11, com uma discussão sobre o impacto da indústria de entretenimento no Brasil. Inscreva-se gratuitamente e assista as verticais já realizadas - Governo, Saúde e Energia.
Iniciativas podem envolver áreas, entre outras, como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos e Manufatura 4.0.
Instituto de Ciência e Tecnologia SiDi, Samsung, NVIDIA Enterprise e Pure Storage são responsáveis pelo primeiro supercomputador do país. Máquina tem capacidade de fornecer 125 petaflops, o que significam dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar tarefa similar. Instituto SIDI abre vagas para contratar profissionais de TI.
A afirmação é do cofundador da Decoupling.co, Thales Teixeira, sobre a digitalização do mundo acelerada pela Covid-19. Para o especialista, 2025 já chegou e exige uma readequação imediata das empresas por sobrevivência.
O secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Queiroz, disse que há projetos especiais como o água 4.0 e saúde 4.0. A deputada federal do PP/SC, Angela Amin, reforçou que as pessoas são a síntese das cidades inteligentes e é preciso um esforço para capacitar gestores públicos municipais e estaduais.
Já está disponível para consulta o edital de seleção das 15 empresas âncora do IA² MCTI, programa de aceleração tecnológica em inteligência artificial que visa aumentar a competitividade brasileira através da inovação aberta.