NEGÓCIOS

Governo estabelece programa para expandir exportação de serviços de TICs

Convergência Digital ... 03/06/2019 ... Convergência Digital

Para ampliar a exportação de serviços de TIC - uma vez que os dados do Brasil são bem incipientes e apenas cinco estados concentram 97% das exportações de serviços de TICs - São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais - foi criado o projeto Rota da TIC, que faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, iniciativa do Governo Federal e do MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional). O programa faz parte da PNDR (Política Nacional de Desenvolvimento Regional).

André Rafael Costa e Silva, Coordenador do Rota da TIC, diz que o objetivo principal do projeto é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das Regiões brasileiras, por meio do fortalecimento dos arranjos produtivos do setor de TIC. Foram escolhidos quatro Polos Prioritários de atuação: Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal; Paraíba; Paraná; e Região Metropolitana de Recife. De acordo com o coordenador, essas áreas foram escolhidas como prioridade devido aos APLs (Arranjos Produtivos Locais) de TIC, constantes nas Regiões prioritárias para as Políticas Nacionais de Desenvolvimento Regional (PNDR) e de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

“No caso do Paraná, em razão da parte do território que está na faixa de fronteira. No caso da RIDE-DF, por causa do papel do Ministério de Desenvolvimento Regional no conselho administrativo dessa região. No caso da Paraíba, em razão de Campina Grande estar na região do semiárido. E da Região Metropolitana de Recife, por estar inserida no contexto do Nordeste e da Amazônia Azul”, afirma.

A Assespro é um dos parceiros técnicos no projeto ao lado da Softex, Embrapii e Nic.BR. No Paraná, a Assespro-PR está atuando com o MDR e com o Governo do Estado do Paraná no mapeamento das principais empresas e instituições do estado que podem contribuir para construção e sustentação de uma estratégia de ação compartilhada para o setor de TIC. André Rafael conta que, no início, a ideia era operar apenas em Foz do Iguaçu - conforme foi antecipado ao Convergência Digital durante o My Innova Summit, realizado pela Assespro/PR, no ano passado - mas isso mudou e o projeto será ampliado. Segundo ele, a Assespro-PR mostrou o trabalho ímpar que vem sendo realizado na esfera da governança integrada dos seis APLs de TIC do Paraná.


Cloud Computing
RNP, com AWS, Huawei e Microsoft, oferece nuvem de graça para pesquisa de combate à Covid-19

Serviço está liberado para a comunidade acadêmica e de pesquisa até o final de julho para as organizações que têm algum vínculo com a RNP. “Poder computacional é uma das grandes dores de quem tem uma aplicação e precisa de um ambiente seguro", observa o diretor-adjunto de serviços, Luiz Coelho.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Mesmo com impacto da Covid-19, América Latina terá R$ 9 bilhões em oportunidades em TI

Mesmo com a redução dos orçamentos,  a transformação digital foi acelerada, diz Luciano Ramos, gerente da IDC para América Latina.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G