O Senado Federal já publicou o texto final aprovado ao projeto de Lei 2630/20, o PL das Fake News. Embora o relator tivesse apresentado um novo substitutivo antes do início da sessão, houve novos ajustes no texto para atender pedidos dos senadores e assim viabilizar a aprovação, consolidada por 44 a 32 votos.
Houve mudanças nos artigos 5, 8, 12, 14, 16, 19 e 26. Por exemplo, como explicou o relator, Angelo Coronel (PSD-BA), houve ajuste no conceito de serviço de mensageria privada, para excluir as mensagens "prioritariamente destinadas a uso corporativo e os serviços de correio eletrônico".
Outra alteração foi para ampliar para 21 assentos o 'Conselho da Transparência", a ser criado pelo Congresso Nacional para orientar o uso de códigos de conduta para redes sociais. A mudança incluiu a Anatel e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Públicitária entre os integrantes.
O texto completo pode ser acessado neste link.
Caso envolve o compartilhamento de dados entre o Ministério Público Eleitoral, Receita Federal e Tribunal Superior Eleitoral. Para o presidente do STF, Luiz Fux, a Corte vai decidir sobre o direito à privacidade, incluído o sigilo fiscal e bancário, sem a autorização prévia judicial.
Ex-conselheiro e vice-presidente da Anatel deixou a estatal para ser substituído por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, em abril de 2019, mas, agora, retoma à companhia com a nomeação do coronel para a direção da Agência Nacional de Proteção de Dados.
Consórcio vencedor reúne Accenture, a multinacional de RP Burson-Marsteller e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.
Benefício, que acabaria este ano, foi prorrogado para dezembro de 2021, por decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do governo. A desoneração da folha é considerada essencial para as empresas de TI e Telecom. Governo diz que medida é inconstitucional.
Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado.