INCLUSÃO DIGITAL

Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Por Luis Osvaldo Grossmann* ... 12/04/2019 ... Convergência Digital

Parceria é o nome do jogo para massificar a conectividade no Brasil, observa o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Para ele, as infovias compartilhadas, onde há investimentos do poder público e privado, são uma alternativa para massificar, no curto prazo, o acesso à Internet.

“Há uma série de infovias em que a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) tem feito contratos de parceria com pequenos provedores. Usa uma parte da conectividade naquele backbone em troca da cobertura de escolas, prefeituras e outras instituições públicas em determinada localidade”, exemplifica o secretário.

Sobre a missão e papel do governo na massificação da banda larga, Vitor Menezes diz que há projetos em andamento, como o de levar conectividade a 1473 localidades por meio do plano geral de metas de universalização, com o uso do 4G.  “Estamos elaborando ainda planos de cidades inteligentes. Mas ainda há muito por fazer e estamos com uma série de frentes”, conta o secretário do MCTIC.

A massificação da banda larga e os projetos de inclusão digital serão tema do Brasscom TecForum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília, com o intuito de fomentar o diálogo entre entes públicos e privados por um Brasil Digital. Assista a entrevista com o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes.


Carreira
TST: Justiça do Trabalho não pode impedir greve de acontecer

Por quatro votos a três, os juízes da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho entenderam que a greve é um direito constitucional que não pode ser impedido por decisão judicial.

Mais da metade das mulheres no mundo está sem acesso à Internet

União Internacional de Telecomunicações adverte que o sexo feminino é o mais afetado pela desigualdade no acesso à banda larga, em especial, nos países em desenvolvimento.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G