INTERNET

ISPs têm quase metade do ranking nacional de fibra ótica

Convergência Digital* ... 04/08/2020 ... Convergência Digital

O mês de junho confirmou que os serviços de banda larga fixa tiveram grande demanda na pandemia de Covid-19. O sexto mês do ano terminou com 33,94 milhões de usuários ativos, com adição de 212,54 mil novos acessos, de acordo com os dados divulgados pela Anatel. Mais uma vez, foram as prestadoras de serviços de Internet chegaram a 11,68 milhões de acessos ativos, com um incremento de 2,19%. Mas, a Anatel admite que há subnotificação no segmento.

Já as operadoras de grande porte- Claro, Oi, Sky e Vivo somaram 22,25 milhões de clientes, mas terminaram junho com um saldo negativo de 37,73 mil acessos. Dentre as grandes, apenas Claro e TIM adicionaram mais clientes do que desligaram. A Claro conectou 23,92 mil casas e terminou com 9,75 milhões de usuários (+0,25%). A TIM, por sua vez, adicionou 8,76 mil, encerrando junho com 623 mil clientes (+1,43%).

Na parte de tecnologia, a fibra ótica é a que mais cresce e muito pelo trabalho das prestadoras de serviços de Internet, que reunidas somam 48,7% do share. A Vivo vem em seguida, com 22,7%. Depois a Oi, com 12,4%. As empresas de Internet respondem por mais de 8 milhões de conexões em fibra, enquanto a Vivo tem 2,98 milhões, e a Oi, 1,62 milhões.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 

80% das vendas corporativas serão digitais até 2025

Nos próximos cinco anos, um aumento exponencial nas interações digitais entre compradores e fornecedores quebrará os modelos de vendas tradicionais. Quase 40% dos compradores preferem experiência sem vendedor.

Em parceria com CGI.br, USP cria cátedra de Internet

O acordo de 5 anos também prevê seminários, debates, publicações. CGI.br destinará R$ 2,5 milhões para bolsas de estudo e atividades. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G