TELECOM

Novas áreas locais reduzem DDDs no Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte

Convergência Digital ... 16/10/2019 ... Convergência Digital

A Agência Nacional de Telecomunicações criou a Área Local de Parnaíba, que abrange os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, no estado do Piauí. Isso significa que as chamadas realizadas entre os quatro municípios vão deixar de ser tarifadas como Longa Distância Nacional e passarão a ser tarifadas como locais. Nas contas da Anatel, a medida deve beneficiar mais de 200 mil moradores na nova área local.

A Resolução 713/2019 da agência também concede tratamento similar às localidades de Nova Descoberta e Nova Cruz, situadas respectivamente nos municípios de Logradouro no estado da Paraíba e de Nova Cruz no Rio Grande do Norte. Dessa forma, as chamadas realizadas entre essas localidades também passam a ter tratamento local. Na prática, o que se tem é a expansão das chamadas locais nessas duas regiões, pois os moradores já pagam tarifação local nas chamadas realizadas para seus próprios municípios.

Dada a necessidade de adequações nos sistemas das prestadoras de telecomunicações para a alteração da tarifação, a Anatel estabeleceu um prazo de 120 dias para a entrada em vigência das mudanças. Com isso, os efeitos devem ser sentidos pela população a partir de fevereiro de 2020. As mudanças devem-se à Anatel ter reconhecido a conurbação  nas regiões beneficiadas. 


Internet Móvel 3G 4G
Brasil terá 6,2 bilhões de downloads de aplicações móveis até 2023

De acordo com o Cisco Annual Internet Report, o 5G representará mais de 10,6% das conexões móveis do mundo em 2023. A média da velocidade do 5G será de 575 megabits por segundo, ou 13 vezes mais rápida do que a média da conexão móvel. No Brasil, o 5G vai representar 6% de todas as conexões em 2023.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos

Sanção de 25 milhões de euros foi imposta pelo órgão da concorrência da França. Empresa admitiu em 2017 que reduz deliberadamente a performance de vários modelos mais velhos.

Femtocells terão tratamento igual a dos roteadores Wi-Fi na Anatel

Decisão foi tomada pela Anatel para massificar o uso das antenas de baixa frequência e que amplificam o sinal da telefonia móvel. Até então restritas apenas às operadoras, as femtocells poderão ser compradas e instaladas pelo consumidor.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G