NEGÓCIOS

Tecnologia da informação evita tombo maior do setor de serviços

Convergência Digital ... 11/10/2019 ... Convergência Digital

A nova pesquisa do IBGE sobre o setor de serviços mostra perda de dinamismo, com um crescimento acumulado até agosto de 0,5% (contra os 0,7% até julho). No mês, o agregado recuou 0,2%, ou mais que isso, 1,4%, na comparação com agosto de 2018. Resultados que seriam bem piores não fosse o bom desempenho dos serviços de tecnologia da informação. 

Nas contas da pesquisa mensal de serviços, a TI tem as principais contribuições positivas tanto no mês como no acumulado do ano. No bojo, os serviços de informação e comunicação tiveram alta de 0,4% em agosto, acumulando ganho de 2,3% nos últimos dois meses. 

Esse desempenho, porém, é totalmente puxado pelos serviços de tecnologia da informação, que cresceram 18,6% no mês e acumulam alta de 14,2% nos oito primeiros meses. Já os serviços de telecomunicações, pelo contrário, recuaram ainda mais em agosto (-1,7%), depois de queda (-1%) no mês anteriores e acumulam queda de 0,7% este ano. 

Com esses resultados, o ramo de serviços de informação e comunicação trouxe a principal contribuição positiva (4,6%) na comparação com agosto de 2018 e no desempenho total dos serviços, pois contribuiu com o principal impacto positivo quando considerado o período acumulado até o oitavo mês do ano – comparação na qual informação e comunicação registrou alta de 3%. 

Ao analisar os segmentos que tiveram especial destaque para essas contribuições favoráveis na área de Serviços de TI o IBGE apontou para portais e provedores de conteúdo; consultoria em TI e suporte técnico e ainda o desenvolvimento e licenciamento de softwares. 


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Cenário ainda é nebuloso, mas aumenta a confiança na indústria eletroeletrônica

Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, aumentou 9,3 pontos no mês de junho em relação a maio, mas ainda fica abaixo dos 50 pontos, indicando o receito das empresas com relação ao impacto da Covid-19.

Bradesco: Open Banking tem regulamentação agressiva e será uma agenda de ataque

O conselheiro do banco, Maurício Minas, diz que os grandes bancos vão adotar técnicas de defesa frente à concorrência, sem deixar de partir ao ataque. "Nós temos funding, balanço e credibilidade", salientou. Bradesco promete o uso massivo das nuvens híbridas.

Câmbio pressiona componentes e repasse vai chegar ao consumidor

Em sondagem realizada pela Abinee,  69% das empresas reportaram "pressões acima do normal".  O custo do frete também impacta os preços em tempo de redução de produção por conta da Covid-19.

Banco Bari e Paraná Banco unem transformação digital ao Open Banking

O Pari, nascido 100% digital, e o Paraná Banco, com 40 anos de atividades, identificam no Open Banking a oportunidade de avançar e consolidar linhas de serviços.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G