INTERNET

CGI.br quer ser ouvido e pede ao Senado para adiar a votação do PL da Fake News

Ana Paula Lobo ... 29/05/2020 ... Convergência Digital

O Comitê Gestor da Internet vai enviar ofício aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia, para que nào seja já levado a votação, prevista para 2/6, o PL 2630, mais recente entre os projetos sobre 'fake news. A proposta, ao exigir medidas contra as informações enganosas e o uso de robôs para a disseminação, responsabiliza as plataformas digitais pelos conteúdos postados pelos usuários, em uma lógica inversa ao do Marco Civil da Internet. O CGI.br vai publicar uma nota defendendo que se faça uma consulta pública como aconteceu para a elaboração do Marco Civil da Internet.

"Apesar de o PL falar em transparência, responsabilidade e liberdade, ele nos preocupa porque permite a remoção de conteúdos e descaracteriza o Marco Civil da Internet. Se os parlamentares estão preocupados com as eleições que se aproximam, precisam distinguir a responsabilidade de conteúdo de terceiros da responsabilidade das plataformas na oferta dos serviços Internet", afirmou Flávia Lefrèvre.

Para José Luis Ribeiro Filho, da RNP, a proximidade da internet com a computação de alto desempenho é uma realidade.  Há uma sinergia entre a computação de alto desempenho, capilarideade da internet e algoritmos de Inteligência Artificial que está produzindo uma nova disrupção na sociedade e que, como em outros momentos semelhantes da história humana (invenção do avião, bomba atômica, etc) tem também um potencial destrutivo e, por isso, requer discussão e adaptação da sociedade".

O professor Marcos Dantas, que teve o seu mandato renovado no CGI.br, vai além. "O CGI.br precisa ser ouvido como órgão de governança da Internet no Brasil e nós não fomos ouvidos. Temos expertise e a atribuição legal de discutir os rumos da Internet no País", completou o especialista.

Foi consenso entre os conselheiros do CGI.br advertir que todas as vezes que se tentou regular a tecnologia, o resultado foi desastroso. Sobre os 25 anos de atuação, o CGI.br diz que há muitos desafios pela frente, mas dois ganham destaque: trabalhar para levar conexão à Internet para os 43 milhões de brasileiros desconectados e a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados e a montagem da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, onde o CGI.br tem um assento no conselho.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31 A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

NIC.br abre novas opções de domínios .br

Endereços web "app.br", "seg.br", "geo.br" e "des.br" estão entre as 12 opções disponíveis para registro a partir de 20/7.

Com mais de 50 projetos contra Fake News tramitando na Casa, PL 2630/20 chega à Câmara Federal

Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do DEM/RJ, se disse disposto a acelerar a tramitação do PL 2630, aprovado no Senado por 44 a 32 votos.

Audiências públicas sobre privatização de estatais poderão ser pela internet

Governo promete "ampla divulgação" para a discussão dos projetos do Programa de Parcerias de Investimento.

Sem nova lei, Justiça condena deputado a indenizar em R$ 50 mil por fake news

Por vídeo com acusações falsas a ex-presidente do PT em Ubatuba (SP), de 2018, Alexandre Frota (PSDB-SP) terá também que se retratar em suas redes sociais. 

Mastercard calcula alta de 75% nas vendas pela internet em maio

Média desde março é de crescimento de 48% – mais que o triplo do trimestre anterior, quando foi 14%. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G