Home - Convergência Digital

TST apresenta proposta de acordo coletivo de trabalho para Dataprev

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 17/06/2019

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, apresentou uma proposta de acordo coletivo de trabalho entre a Dataprev e a Fenadados. Ela prevê reajuste dos salários e dos benefícios vinculados em 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 1º/5/2018 a 30/4/2019. O aumento seria aplicado a partir de 1º/5, com retroatividade.

“Procurou-se recompor os salários ao menos de forma parcial”, diz o vice-presidente do Tribunal. “Não se pode ignorar que a inflação do período sofreu elevação significativa, o que tem dificultado o fechamento do índice para diversas categorias com data-base semelhante”.

O TST informa, ainda, que a proposta prevê a manutenção da maioria das condições do acordo prorrogado. A proposta indica alterações apenas nas cláusulas sobre adicional por tempo de serviço (cláusula 12ª), férias (parágrafo 3º da cláusula 37) e abono de seis dias (cláusula 17ª). 

A proposta também sugere a exclusão das cláusulas 56 (mensalidades sindicais) e 57 (contribuição de fortalecimento sindical). Propõe, no entanto, que as partes firmem compromisso para que, caso a Medida Provisória 873/2019 sofra caducidade ou tenha inconstitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, seja firmado termo aditivo ao novo acordo com previsão semelhante à do acordo anterior em relação à matéria, limitando-se o valor da contribuição a meio salário-dia.

A Fenadados tem até 18/6 para se manifestar sobre a aceitação da proposta. Igual comunicação precisa ser feita pela Dataprev até as 12h do dia 19/6. Se as duas partes aprovarem a proposta, a assinatura do ACT será no mesmo dia, às 17h, em audiência no TST.

* Com informações do TST

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/01/2020
Governo diz que não vai vender dados de Serpro e Dataprev, mas pode terceirizar custódia

15/01/2020
Trabalhadores do Serpro aprovam 'estado de greve' contra privatização

08/01/2020
Dataprev encerra atuação em 20 Estados e quer demissão de 15% dos empregados

17/12/2019
Dataprev contrata telefonia IP, videoconferência e central de atendimento

11/12/2019
TCU: Contratos sem licitação de Serpro e Dataprev podem ser mantidos após privatização

04/12/2019
PPI formaliza recomendação de privatização de Serpro e Dataprev

28/11/2019
Trabalhadores marcam protesto contra privatização de Serpro e Dataprev

10/10/2019
Trabalhadores de São Paulo se mobilizam contra privatização da Dataprev

18/09/2019
Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

06/09/2019
Dataprev nega vazamento de dados e descarta suspender compra de biometria

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Análise de requisitos define sucesso ou morte dos projetos de TI

Como demonstra o professor e pesquisador Marcos Kalinowski, do departamento de informática da PUC-RJ, especificação boa ou ruim pode triplicar a produtividade ou aumentar em até 50% os custos. O professor da PUC-RJ coordena um projeto de pesquisa na área de Engenharia de Requisitos que envolve mais de 50 pesquisadores de 20 países.

Negócios na nuvem vão gerar 491 mil empregos diretos no Brasil até 2024

A batizada, 'economia Salesforce', formada pelo ecossistema de parceiros e clientes da companhia, vai gerar nos próximos seis anos, 780 mil empregos indiretos e uma receita de R$ 247 bilhões em novos negócios. Transformação digital será responsável por 50% dos gastos com software e computação em nuvem.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site