GOVERNO

Servidores da Dataprev fazem abaixo-assinado contra privatização

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/02/2019 ... Convergência Digital

Expressamente listada como empresa a ser “vendida ou fechada”, a Dataprev vai à luta. Está no ar um abaixo-assinado digital contra a privatização da estatal. Com mais de 2,8 mil assinaturas até esta quinta, 14/2, o apelo ressalta o caráter estratégico da empresa que controla as informações previdenciárias de 35 milhões de brasileiros e especialmente o fato de registrar lucro há mais de 10 anos. A Dataprev tem cerca de 3,7 mil funcionários.

“Ganhadora de prêmios, a Dataprev é caso de sucesso há mais de uma década, com lucro líquido e rentabilidade consistentemente acima da média do mercado. Uma abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores teria o potencial para multiplicar por dezenas de vezes o seu valor patrimonial. Ocorre que a privatização inicialmente esboçada por parte da equipe de Bolsonaro, a pretexto de reduzir custos, subestimaria o valor da empresa”, sustenta o abaixo-assinado.

“Além disso”, segue o documento, “a perda do controle acionário de uma empresa de tecnologia e comunicações em que cerca de 70% de seu faturamento é contra órgãos e entidades públicas e também é responsável por controlar os dados da Previdência Pública de 35 milhões de beneficiários, colocaria em risco toda a sociedade brasileira”.

Segundo o secretário de desestatizações e desinvestimentos do Ministério da Economia, Salim Mattar, cada pasta tem autonomia para definir quais as estatais sob sua tutela serão privatizadas. “As empresas sob o nosso ministério, que são quatro, IRB, Casa da Moeda, Serpro e Dataprev, serão privatizadas, vendidas ou fechadas. Está sob a nossa autoridade”, afirmou.

O abaixo-assinado dos servidores da Dataprev se autodeclara uma “oposição propositiva” à privatização da empresa. “Considerando a plataforma de campanha que levou à vitória de Bolsonaro, bem como o anseio de uma Estado eficiente, propomos que o risco incorrido pela gestão estatal seja minorado pela partilha das ações com a sociedade brasileira e não apenas com um Banco ou uma empresa, mantendo o controle Estatal enquanto perdurarem os imperativos de segurança nacional e de relevante interesse coletivo, conforme amparo da Constituição Federal”.   


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.

Bolsonaro reduz impostos sobre jogos eletrônicos. Zona Franca reage

As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios que variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para 16% a 40%.

PF prende quatro sob alegação de terem hackeado celular de Sergio Moro

Polícia Federal não quis dar maiores detalhes sob justificativa de preservar as investigações. Prisões ocorreram nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. Operação foi batizada de Spoofing.

MP entra com pedido para TCU fiscalizar terceirizações no Governo Federal

Subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, diz que as terceirizações são uma forma de driblar a obrigatoriedade de concurso público, previsto na Constituição. Também alega que as terceirizações estão sendo feitas para 'satisfação de interesses pessoais', mediante direcionamento na indicação de profissionais.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G