Home - Convergência Digital

Procon de SP notifica Apple por problemas em celulares resistentes à água

Convergência Digital* - 09/09/2020

O Procon-SP notificou a Apple pedindo explicações sobre a negativa da cobertura de assistência técnica de aparelhos de celular que, apesar de serem anunciados como sendo resistentes à água, apresentaram defeito. Consumidores reclamaram que entraram em contato com a multinacional após os produtos apresentarem problemas durante o período de garantia e a empresa recusou-se a fazer o reparo (ou troca) alegando contato com líquido.

A empresa deverá apresentar os laudos de análise técnica referentes aos iphones de cada um dos 21 (vinte e um) consumidores que registraram queixa no Procon-SP que demonstre por onde entrou e que caminho o suposto líquido percorreu no aparelho, bem como justificar o motivo da exclusão da garantia, já que a resistência à água é uma das características presentes na oferta dos modelos.

Também deverá: comprovar que a entrada do líquido no aparelho ocorreu uma vez que os consumidores fizeram utilização fora das condições indicadas; demonstrar qual a quantidade de líquido/umidade/água necessária para o acionamento do sensor de líquidos e informar se este sensor permanece ativo durante toda a vida útil do aparelho.

O Procon-SP demandou ainda que a empresa apresente os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iphone em questão.

Os modelos envolvidos são os iphones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus, ofertados como resistentes à respingos, água e poeira; e ainda os modelos XS, XS Max, 11 Pro Max, ofertados como resistentes à água, conforme ofertas nos sites do fabricante e de empresas do varejo. A Apple tem sete dias para responde aos questionamentos.

* Com informações do Procon-SP

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/10/2020
Claro deve indenizar em R$ 5 mil cliente que perdeu tempo por mau atendimento

02/10/2020
Oi leva multa de R$ 800 mil por bloqueio após consumo da franquia

09/09/2020
Procon de SP notifica Apple por problemas em celulares resistentes à água

01/09/2020
TIM, Vivo, Claro e Sky seguem no top 10 das mais reclamadas de São Paulo

24/08/2020
Anatel manda e Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo criam ouvidorias para clientes

23/07/2020
Anatel lança aplicativo que compara ofertas das operadoras

17/07/2020
Teles seguem os bancos e aderem ao Cadastro Positivo

08/07/2020
Governo recria Conselho Nacional do Consumidor e inclui Anatel

03/07/2020
STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

02/07/2020
Depois da TIM, Vivo e Claro também são multadas em R$ 800 mil

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A democratização do 5G e os desafios para as PPPs

Por Lincoln Oliveira*

Para evitar um provável cenário em que apenas as grandes empresas possam trabalhar com a nova tecnologia, será fundamental contar com os serviços das prestadoras de pequeno porte a fim de expandir o acesso à internet de alta qualidade a todas as regiões do país.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site