Convergência Digital - Home

Embratel: é hora de as empresas adotarem políticas de gestão de controle da nuvem

Convergência Digital
Por Fábio Barros e Carlos Afonso - 05/11/2019

Cloud Computing deixou de ser tendência para se tornar realidade no mercado brasileiro. Agora, fornecedores e usuários trabalham na consolidação de um ecossistema que garanta a entrega e, principalmente, o gerenciamento das soluções em nuvem. O diretor de Alianças Estratégicas da Embratel, Tomaz Oliveira, lembra que a computação em nuvem hoje é o ponto central da estratégia de crescimento de toda e qualquer empresa e pilar básico de qualquer processo de transformação digital.

“A transformação digital se apoia em três vértices: propósito, com todos querendo melhorar a experiência do cliente; assessment, com a busca da estrutura adequada para isso; e tecnologia, já que não há transformação sem ela. E aqui, o cloud é o pilar básico”, defende. O executivo lembra que a nuvem vem deixando de ser apenas uma camada de infraestrutura como serviço, assumindo a entrega de praticamente todos os aplicativos utilizados nas empresas. “É isso que tem levado aos modelos híbridos, porque as grandes empresas não vão abrir mão de suas estruturas legadas, mas também não podem abrir mão da agilidade e flexibilidade trazidas pela nuvem”, diz.

Oliveira acrescenta, no entanto, que a nuvem não é necessariamente um redutor de custo, principalmente quando se fala em ambientes híbridos ou multicloud, ou ambos. “Nesse contexto é muito fácil perder o controle de orçamento. Por isso é hora de as empresas adotarem políticas de gestão de controle”, afirma, lembrando que os ecossistemas de fornecedores vêm se consolidando com empresas capazes de auxiliar seus clientes em toda a jornada para nuvem. Assista à entrevista.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site