Clicky

Convergência Digital - Home

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 03/12/2020

O ano de 2020 tem todos os sinais de ter provocado uma disparada na transformação digital de diversos setores. E um dos mais fortes nesse movimento é o financeiro. Como apontaram os principais executivos da AWS no Brasil e na América Latina durante o re:Invent, o principal evento de nuvem pública do maior fornecedor global de serviços de cloud computing, os índices de crescimento não deixam dúvidas. 

“O IDC fez uma pesquisa com 17 organizações na América Latina que migraram recentemente para a AWS, e apontou alguns insights. A redução com custos operacionais foi de 61%, considerando todo o investimento de infraestrutura e paradas não programadas. As equipes de TI são 74% mais eficientes. E a implementação de novas funcionalidades representou um acréscimo anual de 62%. Tudo isso mostra como as instituições, especialmente financeiras, podem melhor focar no negócio”, resumiu o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.

Nesta semana, a empresa anunciou uma parceria de 10 anos com o maior banco da região, o brasileiro Itaú Unibanco, que tem 56 milhões de clientes no Brasil, para migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem. Isso inclui as principais plataformas bancárias, soluções de call center e aplicativos online.

“Em todo o mundo as instituições financeiras estão investindo em talentos para transformar a indústria, para fornecer serviços melhores e mais flexíveis. Essa tendência também acontece na América Latina. Temos clientes de todo o espectro do segmento, desde fintechs em estágios iniciais, às maiores instituições financeiras. Um estudo da IDC estima que essas instituições estão gastando 200% acima de 2019 em IaaS. E os gastos com nuvem em geral – IaaS, PaaS e SaaS – cresceram 76%”, destacou o diretor de vendas na AWS América Latina, Jaime Valles. “Mais do que mudar a experiência de acesso a clientes e empresas, estão fazendo do horário restrito de atendimento bancário uma coisa do passado.”


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Destaques
Destaques

Brasil investe muito pouco em Inteligência Artificial

O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados, quem sabe usar, sobrevive. Quem não sabe, fica fora da corrida!

Por Douglas Scheibler*

Se tem algo que não falta para 2021, são perguntas. Quando teremos a vacina eficaz para a Covid-19? Poderemos encerrar o isolamento social? Retomaremos nossas rotinas normais? Tudo isso ainda não tem resposta. Mas o que norteará a tomada de todas estas decisões, além de muitas outras nos ambientes social, empresarial e pessoal, serão dados. E em relação aos dados, já há tendências bem evidentes.

O desafio de administrar toda a rede a partir da nuvem

Por Ed Solis*

De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site