Clicky

Home - Convergência Digital

Depois das falhas, TSE impede eleitor de baixar o e-Título no 2º turno das eleições municipais

Convergência Digital - 25/11/2020

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral depois das falhas apuradas no domingo, 15/11, na eleição do primeiro turno. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, chegou a dizer que faria uma investigação para saber se as falhas tinham sido provocadas por um erro de confecção do aplicativo, mas, até agora, não houve nenhuma justificativa apresentada formalmente pela Corte.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo. Informações oficiais deram conta que apenas na parte da manhã do domingo do primeiro turno foram feitos mais de 12 milhões de downloads. Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema, mas também admitiu que os ataques hackers- controlados pelas teles- também causaram instabilidade no acesso à ferramenta.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/02/2021
Dados de 3,73 milhões de consumidores de eletricidade de São Paulo estão à venda na dark web

24/02/2021
Mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos atingiram o Brasil em 2020

18/02/2021
Procon/SP: Serasa foi genérica e causou mais dúvidas sobre vazamento de dados

11/02/2021
ANPD convoca Polícia Federal e teles para apurar vazamento de dados de celulares

04/02/2021
Eletronuclear assume ataque hacker aos sistemas de TI

03/02/2021
Polícia Federal prende um dos maiores hackers do Brasil

29/01/2021
STJ alerta para envios de e-mails falsos com tentativas de phishing

20/01/2021
Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid e clonam dados

19/01/2021
Site do STF fica instável. Corte nega ataque e alega 'falha de um equipamento'

18/01/2021
TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Destaques
Destaques

WEG testa planta piloto com 5G privado standalone da Nokia

Iniciativa conta com a parceria da ABDI e da Anatel, uma vez que duas radiofrequências serão avaliadas:uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz.

5G será muito mais B2B e vai injetar R$ 13,5 bilhões no mercado nos próximos dois anos

Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Previsões para 5G Core (5GC) e redes móveis em 2021

Por Ivan Marzariolli*

A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”.  É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site