Clicky

GOVERNO

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Convergência Digital ... 05/11/2020 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul anunciaram nesta quinta, 5/11 a integração dos sistemas da instituição financeira ao portal de serviços do governo federal com adesão à ferramenta de login único do Gov.br. Significa que os clientes do Banrisul poderão acessar os serviços públicos com o mesmo login e senha que usam no banco. 

Como explica o Ministério da Economia, a conexão das plataformas dos governos federal e estadual com o banco que permite a autenticação de cidadãos cadastrados na instituição financeira. Para tanto, o Banrisul aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Governo Digital. 

“Esta solução que apresentamos aos bancos de todo o país permite que ampliemos ainda mais a quantidade de usuários dos serviços digitais, simplificando o acesso e com elevada segurança para o cidadão”, explicou o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro.

É a segunda instituição financeira a aderir ao login único do Gov.br. O Banco do Brasil, que tem 25 milhões de clientes, foi o primeiro a aderir, ainda em abril deste 2020. O Banrisul tem 4 milhões de clientes, embora admita que boa parte ainda não tem por hábito realizar transações digitais. 

* Com informações do Ministério da Economia 


Caixa adere ao login único federal do Gov.br

É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.

Senado define presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e de Infraestrutura

Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).

Com Minas Gerais, já são 12 estados no login único do Gov.br para acesso a serviços online

Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal. 

ANPD: Brasileiros devem buscar seus direitos junto aos controladores dos dados vazados

Em nota oficial, a Autoridade Nacional orienta o cidadão a entrar em contato com as empresas para indagar se suas informações foram expostas ou não, como se fosse fácil para o consumidor ter acesso a essas organizações.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G