NEGÓCIOS

PIX vai permitir saque de dinheiro nas redes de varejo

Convergência Digital* ... 22/06/2020 ... Convergência Digital

O Banco Central (BC) vai permitir que os consumidores brasileiros saquem dinheiro das suas contas bancárias diretamente nas redes de varejo do comércio. A funcionalidade será lançada em novembro, junto com o sistema de pagamentos instantâneos do BC, o PIX.

"O Pix permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista", anunciou nesta segunda-feira, 22/06, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na abertura do Fórum de Pagamentos Instantâneos do BC. Segundo Roberto Campos, "as regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do Fórum PIX, em agosto".

Campos Neto só adiantou, por sua vez, que essa medida pretende oferecer comodidade aos consumidores, que não vão mais precisar ir a uma agência ou a um terminal de autoatendimento bancário para sacar recursos das suas contas. Mas também reduzir o custo do transporte e a segurança do dinheiro em espécie.

"O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque. Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do Pix novas possibilidades", encerrou Campos Neto.

O PIX teve a adesão de 980 instituições, entre bancos e fintechs. E Campos Neto fez um apelo: quem teve sua adesão indeferida, faça a verificação dos requisitos necessários e tentem voltar ao sistema a partir de 1 de dezembro.

"O Pix está entre os projetos mais importantes da pauta estratégica do BC, a Agenda BC#. Essa agenda visa a promover a democratização financeira por meio  da evolução tecnológica, tratando de questões estruturais do sistema financeiro e de pagamentos. A tecnologia proporciona essa capilaridade e versatilidade", pontuou. Com relação ao regulamento do PIX, o presidente do BC disse que ele será divulgado em julho.



Cloud Computing
BNDES abre linha especial para IoT, Big Data e digitalização

Chamada BNDES Crédito Serviços 4.0, linha tem limite por operação é de até R$ 5 milhões O prazo de pagamento é de até 120 meses, com carência de três a 24 meses. 

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Transformação digital é mudar a mentalidade de produto para solução ao cliente

"Não precisamos da furadeira, mas, sim, do buraco na parede", exemplificou Thales Teixeira, fundador da decouping.co, ao revelar o impacto da jornada digital. Para Teixeira, a inovação está no modelo de negócios. "A tecnologia é só um motor", pontuou.

Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

Chamamento público espera identificar oportunidades de negócios que fomentem a massificação das assinaturas digitais. 

Huawei diz ter estoque suficiente para atender demanda nacional

Diretor senior de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Atílio Rulli, assegurou que o estoque da fabricante está 'em linha com que é visto no mundo'. Hoje a Huawei produz localmente 40% dos equipamentos que vende às operadoras, ISPs e empresas brasileiras.

Acesso Digital recebe aporte e entra na briga pelo mercado de Telecom

Empresa, criada em 2007, trabalha com reconhecimento facial e assinatura eletrônica, recebeu um investimento de R$ 580 milhões liderado por SoftBank e General Atlantic.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G