A Secretaria de Governo Digital e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul anunciaram nesta quinta, 5/11 a integração dos sistemas da instituição financeira ao portal de serviços do governo federal com adesão à ferramenta de login único do Gov.br. Significa que os clientes do Banrisul poderão acessar os serviços públicos com o mesmo login e senha que usam no banco.
Como explica o Ministério da Economia, a conexão das plataformas dos governos federal e estadual com o banco que permite a autenticação de cidadãos cadastrados na instituição financeira. Para tanto, o Banrisul aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Governo Digital.
“Esta solução que apresentamos aos bancos de todo o país permite que ampliemos ainda mais a quantidade de usuários dos serviços digitais, simplificando o acesso e com elevada segurança para o cidadão”, explicou o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro.
É a segunda instituição financeira a aderir ao login único do Gov.br. O Banco do Brasil, que tem 25 milhões de clientes, foi o primeiro a aderir, ainda em abril deste 2020. O Banrisul tem 4 milhões de clientes, embora admita que boa parte ainda não tem por hábito realizar transações digitais.
* Com informações do Ministério da Economia
É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.
Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).
Órgãos têm até o dia 1º de março para manifestar interesse. A licitação será composta por 30 itens, entre eles Windows, SUSE, Red Hat, e tem potencial, de acordo com o governo, para trazer economia de R$ 17,2 milhões aos cofres públicos.
Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal.