Clicky

Convergência Digital
Inscrição gratuita - Vagas limitadas

Oi: fibra ótica é o chassi de suporte para Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e 5G

Por Roberta Prescott* - 03/03/2021

A fibra ótica será indispensável para Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e 5G. Conforme apontou Carlos Eduardo Monteiro, VP de Regulamentação e Assuntos Institucionais da Oi, durante sua apresentação no Wi-Fi 6E Brasil nesta quarta-feira, 3/3, a fibra é o chassi de sustentação para uma utilização maior do Wi-Fi e é por onde será escoado o tráfego que virá das redes. O evento Wi-Fi 6E Brasil é organizado pelo Wi-Fi NOW, com colaboração do Convergência Digital.

Monteiro reiterou a importância do Wi-Fi para offload do tráfego da rede móvel, bem como para uso doméstico e coberturas internas; e apontou que a decisão da Anatel de conceder a faixa de 6 GHz para serviços não licenciados foi correta, uma vez que o padrão Wi-Fi atual está congestionado, o que provoca a ocorrência de sinal x ruído devido à sobreposição de dispositivos e canais.

Falando sobre o Wi-Fi 6, o executivo destacou como principais benefícios da tecnologia a maior capacidade com velocidade na casa dos gigabits, a menor latência, a oferta de mais aplicativos e aplicações e a melhor experiência do usuário. "O Wi-Fi 6 traz consigo novos e mais modernos roteadores e ecossistemas mais atualizados para o futuro, sendo compatível com o 5G para suportar aplicações como as de Internet das Coisas", pontuou.

Além disso, com o tempo de uso das redes cada vez maior, o Wi-Fi 6 aporta maior eficiência à rede com menor interferência, já que os canais trazem melhoria no desempenho mesmo em situações com maior densidade, assinalou o VP regulatório da Oi. O executivo aposta que serviços de IoT, inteligência artificial, realidade virtual e soluções de lugares inteligentes vão crescer de forma significativa com a chegada do Wi-Fi 6.

Contudo, sustentou o executivo, ainda há desafios a vencer. A explosão de dados e o aumento no número de dispositivos conectados são alguns dos fatores que requerem mais investimentos e facilidades para a obtenção de recursos, como financiamentos. "Mas como assegurar um ambiente com atratividade para o retorno sobre investimento e com segurança jurídica e regulatória no Brasil? Temos que trabalhar muito para garantir esses aportes", enfatizou Monteiro.

O VP da Oi também destacou ser urgente fomentar o desenvolvimento local de aplicações para serviços digitais como, por exemplo, o comércio eletrônico. Por fim, lembrou que o câmbio surge como um gargalo a ser enfrentado, uma vez que os investimentos estão atrelados ao dólar, com equipamentos precificados com base na moeda norte-americana.   


Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Oi: fibra ótica é o chassi de suporte para Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e 5G

Para o VP da Oi, Carlos Eduardo Monteiro, o Brasil tem desafios a vencer para a expansão do Wi-Fi 6, como ofertar mais segurança jurídica e regulatória para os investimentos. O câmbio – já que todos os aportes e equipamentos são atrelados ao dólar – desponta como um gargalo a ser enfrentado.

Empresa brasileira se prepara para oferecer Wi-Fi como serviço

Definindo-se como uma empresa de software que precisa de hardware e frequência para atuar, a Mambo Wi-Fi diz que os hotspots públicos vão crescer até nove vezes até 2022 com a liberação da faixa de 6 GHz para serviços não licenciados.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2021 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site

Wi-Fi Now Global Wi-Fi 6E Brasil - 02 e 03 de março de 2021