Clicky

Convergência Digital
Inscrição gratuita - Vagas limitadas

Chile vai usar Wi-Fi 6E para a universalização do acesso à internet

Luís Osvaldo Grossmann - 02/03/2021

Primeiro país da América Latina a destinar toda a faixa de 6 GHz para aplicações não licenciadas, o Chile mostrou seu posicionamento sobre o Wi-Fi 6, ao participar nesta terça, 2/3, do Wi-Fi 6E Brasil, evento organizado pelo Wi-Fi Now. O uso da nova geração tecnológica da conectividade fixa sem fio está no centro da estratégia digital do país para universalização do acesso à internet. 

“Nosso objetivo é conectar casas e indústrias com a melhor conectividade possível. Queremos garantir conexões rápidas e confiáveis fixas e móveis. E as aplicações potenciais sobre a faixa de 6 GHz se encaixam na nossa estratégia para as telecomunicações”, afirmou a a vice-ministra de Telecomunicações do Chile, Pamela Gidi. 

Ela lembrou que o Chile tem dificuldades geográficas consideráveis e disparidades muito grandes no acesso à conectividade entre as áreas rurais e urbanas. “Começamos em 2018 tentando melhorar disseminação da fibra óptica e ainda temos muitos estados com poucas empresas e alto preço. São mais de 3 mil propriedades rurais e backhaul muito fraco. Temos que melhorar a cobertura de fibra.”

Segundo Pamela Gidi, nesse objetivo há complementaridade entre a chegada do 5G e as novas capacidades das redes Wi-Fi 6E. “Em três anos queremos cobrir 90% da população com 5G, e também queremos dobrar a disponibilidade de fibra, que estava em 200 municípios em 2018, para chegar a 343 dos 346 municípios do país. E com acesso à fibra residencial mesmo em áreas rurais. Mas como viabilizar a internet de gigabits se não pudermos aproveitar em casa, no trabalho? Por isso aprovamos uso da faixa de 6 GHz.”


Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Oi: fibra ótica é o chassi de suporte para Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e 5G

Para o VP da Oi, Carlos Eduardo Monteiro, o Brasil tem desafios a vencer para a expansão do Wi-Fi 6, como ofertar mais segurança jurídica e regulatória para os investimentos. O câmbio – já que todos os aportes e equipamentos são atrelados ao dólar – desponta como um gargalo a ser enfrentado.

Empresa brasileira se prepara para oferecer Wi-Fi como serviço

Definindo-se como uma empresa de software que precisa de hardware e frequência para atuar, a Mambo Wi-Fi diz que os hotspots públicos vão crescer até nove vezes até 2022 com a liberação da faixa de 6 GHz para serviços não licenciados.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2021 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site

Wi-Fi Now Global Wi-Fi 6E Brasil - 02 e 03 de março de 2021