Clicky

Governo retira exclusividade da Telebras da gestão da rede privada

Ana Paula Lobo ... 26/02/2021 ... Convergência Digital

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi dúbio ao evitar falar se a Huawei está fora da construção da rede privada, que os vencedores do leilão 5G terão de construir com um orçamento previsto em R$ 1 bilhão, sendo uma rede móvel no Distrito Federal e rede fixa no restante do País, apesar de as regras deixarem claro que a empresa foi retirada da escolha dos fornecedores. Fábio Faria participou nesta sexta-feira, 26/02, de coletiva de imprensa para detalhamento da aprovação do edital do 5G pela Anatel.

"Temos um ministro liberal na economia, o ministro Paulo Guedes, e quem compra as frequências são as teles e não poderíamos intervir num processo comercial delas, mesmo que outros países tenham feito como Inglaterra e França. Mas na rede privada, vamos ter as nossas regras e especificidades. Precisamos de ter uma rede segura para a nossa comunicação", frisou, sem, no entanto, responder diretamente ao questionamento se a Huawei estaria fora ou não dos fornecedores para essa infraestrutura.

Mas, deixou claro Na rede privativa, há a exigência de níveis de governança compatíveis com o mercado de capitais brasileiros, ou seja, com registro na B3, o que não é o caso da companhia chinesa Huawei, por exemplo. "Nós temos de ter o direito de ter controle sobre a segurança das nossas informações sensíveis", reforçou, assegurando ainda que todo o processo de construção dessa infovia privada ficará com uma entidade. "Não vamos colocar o ministério das Comunicações nesse processo", garantiu.

O ministro Fábio Faria disse ainda que vai, sim, mudar o decreto de 2018, para que a gestão e operação da rede privada não fique exclusiva com a Telebras. A ideia é permitir que operadoras privadas possam se candidatar a fazer o serviço. A mudança deverá ser publicada no prazo de 60 dias que o Tribunal de Contas da União se comprometeu a avaliar o edital da Anatel. A previsão oficial da Anatel é lançar o edital em junho e fazer o certame até o final de julho para que em julho de 2022, o 5G pleno esteja ativo nas 27 capitais do Brasil.


Internet Móvel 3G 4G
Vivo lança e-Sim IoT para expansão de negócios no Brasil

Toda empresa que adquirir a solução poderá fazer a adequação do ciclo de vida dos SIM Cards, desde testes durante o processo de desenvolvimento e produção até a implantação do serviço para o cliente final. A Vivo, segundo Anatel, detém 36% de participação de mercado de M2M.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Oi lança carteira digital via WhatsApp

Parceria com Conta Zap, serviço permite pagar contas, fazer recarga de celular, enviar e receber dinheiro. Ideia é permitir crédito por mensagens também. 

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.

Oi entra na briga pela fibra ótica em São Paulo

Companhia diz que os pilotos comercial e de rede estão acontecendo e o lançamento ao mercado será no segundo trimestre (abril a junho) para os mercados B2C e B2B. A Oi vai usar 5,2 mil Km de rede própria oriundas da compra da MetroRed e da Pegasus no passado.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G