20/01/2021 às 18:00
Internet


Europa fica aliviada com o fim da 'era Trump', mas pede punição às gigantes da Internet dos EUA
Ana Paula Lobo*

A posse do democrata Joe Biden nesta quarta-feira, 20/01, no comando dos Estados Unidos, representa a possibilidade de um novo tempo nas relações entre a Europa e a América, bastante abalada nos quatro anos da gestão de Donald Trump. A saída de Trump do poder traz alívio.

"Este novo amanhecer na América é o momento que esperávamos", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen. Mas a executiva observou que não há espaço para a ilusão e foi bastante dura com as gigantes norte-americanas de Internet.

"O poder desenfreado concedido às gigantes de Internet precisa ser controlado", sintetizou Der Leyen, ponto que pode criar problemas na nova relação entre Europa e EUA. O continente europeu debate uma nova política digital com implicações para Google, Facebook e Apple, todas norte-americanas de origem, o que pode, sim, criar uma situação complexa com a nova gestão democrata.

A proposta que a Comissão Europeia vai levar à gestão de Joe Biden tem como ponto-chave a criação de uma regulação digital global. Essa legislação teria temas centrais como o compartilhamento de dados para o combate a doenças, entre elas, a própria Covid-19; a regulação da inteligência artificial; o combate às Fake News e ao discurso de ódio na Internet.

*Com informações da Agência Reuters



Powered by Publique!