O Mercado Livre, companhia de comércio eletrônico e pagamentos digitais na América Latina, escolheu a plataforma do Google Cloud para suportar seu sistema de missão crítica SAP. Empresa também vai usar a solução BigQuery, voltada à transformação. Os valores do contrato não foram revelados.
"O programa de modernização da infraestrutura SAP para S/4HANA envolve múltiplas implementações de modelos distintos para suportar o crescimento das operações e a maior complexidade dos processos de negócio nos principais mercados da América Latina. Ao longo do programa, faremos a migração total dos dados da plataforma SAP para Google Cloud", explica Dereck Dougall, Diretor de Sistemas Administrativos do Mercado Livre. "Segurança, escalabilidade e disponibilidade são os três pilares do nosso processo de implementação de SAP S/4HANA baseado nas soluções do Google Cloud", completa.
Para o gerente geral do Google Cloud para Argentina e Uruguai, Rodrigo Ponce, o contrato para a missão crítica SAP fortalece a aliança entre as partes já consolidada em projetos de dados, analytics, inteligência artificial, infraestrutura multicloud e plataforma colaborativa.
O executivo destaca que o principal desafio é adaptar a infraestrutura ao crescimento exponencial do volume de informações e transações, sem interromper a operação de um sistema crítico como o SAP, para a implantação do SAP S/4HANA na nuvem do Google Cloud.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Estudo da KPMG mostra que existem, hoje, 702 startups em atuação no segmento no País. Levantamento ainda que, desde 2012 setor atraiu US$ 839 milhões em 274 rodadas de investimento; em 2020 foram captados US$ 365 milhões.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.