Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Para Oi, vetos dificultam uso do Fust para inclusão digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/12/2020 ... Convergência Digital

O presidente da Oi, Rodrigo Abreu, lamentou nesta sexta, 18/12, os vetos presidenciais ao que se tornou a Lei 14.109/20, que modifica o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, Fust. Em especial, Abreu apontou que retirar o dispositivo de compensação automática no caso de uso de recursos próprios fez o mecanismo ficar muito burocrático. 

“O PL 172/20 teve vetos importantes que vão dificultar a aplicação, que ficou mais burocrática, menos ágil. E a gente até se pergunta quando vamos realmente poder usar o primeiro centavo do Fust”, afirmou o presidente da Oi ao participar de debate promovido pela Aliança Conecta Brasil F4. 

O dispositivo em questão previa que caso as operadoras usassem recursos próprios em projetos aprovados pelo Conselho Gestor do Fust, os valores poderiam ser abatidos do recolhimento para o Fundo, sendo o desconto limitado a 50% do total devido. 

Para Abreu, esse mecanismo tinha o condão de agilizar investimentos. “Poderíamos começar a endereçar a falta de recursos econômicos. Mas infelizmente a gente teve o veto. Vamos ver como passa a funcionar o modelo de Fust sem essa aplicação automática, que vai depender do caso a caso, de aprovação em aprovação de projeto. Seria um avanço gigantesco para começar a virar a página, embora para começar mesmo a gente precise da migração da concessão para autorização.”


Carreira
Oracle University oferece assinatura gratuita de aprendizagem de Java

Para comemorar os 25 anos da linguagem de programação mais usada no mundo, a Oracle também está oferecendo o Exame de Certificação Java SE 11 Developer por apenas 25 dólares - um desconto de 90%.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.

Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. O segredo é educar e conscientizar", sustenta o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima.

Internet Segura: Diálogo é a vacina dos pais contra ameaças virtuais às crianças

Em sua 15ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática, promovido pela RNP, discutiu como a prevenção é fundamental em tempos de crianças e adolescentes hiperconectados.

Brasil é um dos países mais agressivos na Internet

País é o 25º em 32 países analisados em estudo produzido pela Microsoft. Por aqui, 41% acham que ataques e desinformações cresceram com a pandemia, enquanto 26% apontam que atitudes melhoraram. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G