O Google decidiu dar uma explicação sobre a falha de mais de uma hora percebida em seus serviços.
Por meio do twitter do Google Cloud, a companhia diz que os serviços pararam por conta do esgotamento de uma cota de armazenamento foi a causa dos problemas de acesso e operação em seus serviços a partir das 08h47 de hoje (horário de Brasília), 03:47 PM, no horário da Califórnia, nos Estados Unidos. Todos os serviços da Alphabet, controladora do Google, são hospedados no Google Cloud, e ficaram indisponíveis.
O Google reportou ainda que por volta das 11h30 (hora de Brasília): “Hoje, às 03h47AM (horário do Pacífico), o Google passou por uma interrupção do sistema de autenticação por aproximadamente 45 minutos devido a um problema de cota de armazenamento interno. Isso foi resolvido às 4h32, hora do Pacífico, e todos os serviços foram restaurados”.
Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação.
Empresa monta o seu segundo data center no Brasil, em local não revelado por segurança, e diz que vai também aumentar presença na oferta de Kubernetes e contêineres, hoje dominada pela Red Hat, da IBM.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.
Por Marcos Boaglio*
A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.