Clicky

Empresas de telecom e TI são contra uso do FUST e Funttel no combate à Covid-19

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/12/2020 ... Convergência Digital

As operadoras de telecomunicações e as empresas de TI se uniram na causa comum de pleitear junto aos parlamentares a exclusão de fundos setoriais de telecomunicações, no caso o FUST e o Funttel, do projeto de lei complementar 137/20, que lista 29 fontes de recursos para o combate à pandemia de Covid-19. 

“Clamamos aos Deputados para que, ao deliberarem o PLP 137/2020, se manifestem pela excepcionalidade do FUST e do FUNTTEL, ou, alternativamente, caso entendam pela manutenção desses fundos no âmbito de incidência do PLP 137, mas que vinculem o uso do saldo superavitário em programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações com objetivo de promover conectividade durante o período de pandemia”, diz manifesto assinado pela Brasscom, Conexis, Telcom, Associação Neo, OCB, Abinc, Abrasat, Asbraap e Sindisat. 

O projeto, de autoria do deputado Mauro Benevides Filho e co assinado por André Figueiredo (ambos do PDT-CE), defende que, “no intuito de evitar um extraordinário endividamento do Brasil no período pós pandemia, além de asseguramos maior confiança dos investidores nacionais e internacionais, urge a necessidade de utilizarmos saldos existentes há anos, sem aplicação, em 29 fundos públicos que integram a Conta Única do Tesouro Nacional”. 

Na conta apresentada pelos deputados, os 29 fundos setoriais listados no projeto teriam saldo superior a R$ 177 bilhões. O entendimento é que tais “recursos ora desvinculados suprirão pelo menos em parte a queda da arrecadação que agora se apresenta, implicando em uma trajetória mais favorável da dívida pública ao longo dos anos”. 

As empresas que subscrevem o manifesto pedem, porém, a excepcionalidade de FUST e Funttel alegando que a pandemia “aprofunda o hiato digital entre populações urbanas e rurais e reduz o acesso a serviços públicos e privados essenciais, como, por exemplo, a necessidade de continuidade do ensino escolar à distância”. Destacam, ainda, que exatamente para garantir que os recursos desses fundos sejam utilizados em programas de inclusão digital foi recentemente aprovado o PL 172/20 – que autoriza o uso do FUST em projetos relacionados a serviços prestados em regime privado, como conexão em banda larga. 


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Por casa conectada, Vivo negocia opção de ser acionista minoritária na CDF

A CDF é um marketplace de solulções de assistência residencial e tecnológica e que já é parceira na oferta do Vivo Guru. Os novos serviços serão lançados em breve, mas um deles será voltado para a instalação e  configuração de dispositivos inteligentes.

Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

“Existe uma portaria, mas os requisitos ainda não estão completamente claros”, afirma o diretor de cibersegurança da fabricante chinesa, Marcelo Motta.

Oi entra na briga pela fibra ótica em São Paulo

Companhia diz que os pilotos comercial e de rede estão acontecendo e o lançamento ao mercado será no segundo trimestre (abril a junho) para os mercados B2C e B2B. A Oi vai usar 5,2 mil Km de rede própria oriundas da compra da MetroRed e da Pegasus no passado.

Brasileiro retorna ao pré-pago e sonha com superaplicativo

O brasileiro diz que o pré-pago oferece maior flexibilidade de uso, de acordo com pesquisa global feita pela Ding. O estudo também mostra que os brasileiros querem um superaplicativo que combine mensagens instantâneas com mídia social, varejo e serviços.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G