Clicky

Home - Convergência Digital

Spacecom seleciona TIM para viabilizar tornozeleira eletrônica 4G IoT do Brasil

Da redação - 11/12/2020

A Spacecom, empresa de monitoramento de sentenciados da América Latina, escolheu a TIM para comercialização da primeira tornozeleira eletrônica do País. A partir de agora, os equipamentos que monitoram presos em regime semiaberto ou domiciliar por meio do Sistema de Acompanhamento de Custódia 24 Horas (SAC24) passam a contar com a maior cobertura 4G e rede NB-IOT (Narrow Band em IoT) do Brasil, tecnologia presente já em mais de 3.460 cidades. Os valores da transação não foram revelados.

"Ficamos felizes em oferecer a plataforma NB-IoT da TIM para a Spacecom, garantindo a qualidade e continuidade do serviço, que são essenciais para nosso novo parceiro. Essa tecnologia, adotada como padrão mundialmente, já é utilizada massivamente para vários tipos conexões e aplicações, como na China e US para conexão de medidores de energia, por exemplo. Por isso, a TIM continua investindo fortemente no mercado de IoT para apoiar os negócios de empresas, como a Spacecom, neste percurso de transformação digital", anuncia Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.

A Spacecom oferece monitoramento de pessoas para a área de segurança pública, como as tornozeleiras e dispositivos auxiliares que permitem o monitoramento de vítimas da lei Maria da Penha, por exemplo. As tornozeleiras possuem alta segurança na transmissão e armazenamento das informações, atendendo à normas nacionais e internacionais e com custos condizentes com as necessidades brasileiras.

As informações de localização georreferenciada (GPS, Glonass e demais sistemas) e de alarmes são transmitidas por meio da rede 4G com a tecnologia NB-IoT da TIM para os servidores da Spacecom e disponibilizadas via interface web. Com isso, o órgão contratante tem acesso aos dados de monitoramento em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

"A Spacecom está dando o pontapé inicial para uma nova geração de tornozeleiras eletrônicas, usando como aliada uma tecnologia mais moderna, com a possibilidade de implantarmos funções que não existiam antes. Nós nos antecipamos e, em parceria com a TIM, desenvolvemos um sistema moderno, confiável e seguro, que atua em conjunto com as antenas de celular espalhadas por todo o Brasil. Este aparato tecnológico permite cobertura em locais que antes não havia sinal" afirma Sávio Bloomfield, Presidente da empresa.
 
Atualmente, a Spacecom disponibiliza a tecnologia a secretarias de segurança pública dos Estados de SP, RJ, MG, GO, MT, MS, AC, RR, BA, CE, PE, PI, RN, PR e SC - além da Justiça Federal de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul - muitos dos quais possuem divisões de fronteira com países da América do Sul como Peru, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Bolívia.
 
Desenvolvida pela Spacecom e certificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tornozeleira modelo TZPR04 é a primeira com tecnologia NB-IoT do mercado nacional e possui características e funcionalidades que refletem os anos de experiência da empresa junto ao sistema prisional brasileiro.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

01/03/2021
TIM vai à caça de novos unicórnios no Brasil

01/03/2021
TIM vai migrar big data para nuvem do Google

01/03/2021
Leilão 5G: TIM briga por 3,5GHz e 26 GHz e abre mão da faixa de 2,3GHz

01/03/2021
Integração da Oi Móvel pela TIM começa pelas frequências e tem prazo de 12 meses

24/02/2021
Incorporação da Oi Móvel é estratégica para investimentos da TIM

12/02/2021
Anglo American contrata a TIM para cobertura 4G LTE no Brasil

10/02/2021
TIM quer fechar separação da empresa de fibra ótica até abril

10/02/2021
TIM e Vivo vão desligar 2G em 20 cidades em 2021

10/02/2021
TIM: É falso que o 5G pleno vai custar mais caro no Brasil

29/01/2021
Vivo, Claro e TIM assinam contrato de compra da Oi Móvel

Destaques
Destaques

5G será muito mais B2B e vai injetar R$ 13,5 bilhões no mercado nos próximos dois anos

Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.

5G só começa depois de garantia de recepção nas parabólicas

Pelo cronograma previsto na proposta de edital, oferta do 5G tem início 300 dias depois de formalizada a ‘compra’ das frequências – portanto no segundo semestre de 2022.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Previsões para 5G Core (5GC) e redes móveis em 2021

Por Ivan Marzariolli*

A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”.  É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site