Clicky

INTERNET

ISPs vão massificar o Wi-Fi 6 no Brasil

Por Roberta Prescott* ... 09/12/2020 ... Convergência Digital

Wi-Fi 6 e 5G são complementares, mas a adoção do Wi-Fi 6, em uma faixa não licenciada, como a desejada 6GHz, com 1200 MHz disponíveis, será muito mais rápida no Brasil, principalmente, por conta dos provedores Internet, afirmou o diretor da Abranet, Evair Gallardo, ao participar do Internet Festival, que acontece até o dia 14 de dezembro.

Para o executivo, 5G e Wi-Fi 6 vão revolucionar o mercado, mas em setores e com aplicações diferentes e, em muitos casos, insistiu, serão complementares. Enquanto 5G está mais voltada para redes externas, Wi-Fi 6 foca no ambiente interno.

“De 4G para 5G e de Wi-Fi 5 para Wi-Fi 6 foram saltos tecnológicos que realmente vão mudar as telecomunicações”, enfatizou Gallardo. “Wi-Fi 6 e 5G vão trabalhar concomitantemente, inclusive com Wi-Fi 6 sendo offload para redes 4G e 5G, mas acho que Wi-Fi 6, nesse momento, vai ter mais penetração, porque é frequência não-licenciada”, acrescentou.

Por não precisar de frequências licenciadas, a adoção de Wi-Fi 6 tende a ser mais rápida. “Tudo que é licenciado pela Anatel é muito bom, porque se atende a preocupações com interferência de serviços e também a regras de implantação, metas, mas as pequenas e médias empresas, que fazem parte do grupo de provedores de internet da Abranet, só cresceram, porque havia uma regra diferenciada e não licenciada de alguns rádios”, completou o dirigente da Abranet.

Manifesto — Recentemente, a Associação Brasileira da Internet (Abranet), ao lado de mais 20 signatários de um manifesto denominado Coalização WiFi6e Brasil, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações que a faixa de 6 GHz, com 1200 Mhz disponíveis, seja destinada para uso não-licenciado. O pedido destaca que o uso da faixa é fundamental para que as empresas de Internet possam vir a atender às demandas crescentes por redes de banda larga no país.

“Para que o Wi-Fi funcione adequadamente e possa cumprir o propósito de expandir a conectividade no Brasil, é necessário que se tenha acesso adequado ao espectro. Nesse contexto, a destinação da faixa de 6 GHz, em toda sua extensão, é fundamental para a continuidade de crescimento do Wi-Fi”, diz o manifesto. Leia matéria aqui.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

HelpSystems mira LGPD e investe em classificação de dados

Finalizada a incorporação dos fornecedores Titus, Boldon James e Vera, a provedora ganha presença nacional e avança no segmento de classificação de informações confidenciais.

Oi oferta 1 Giga atenta a demanda dos clientes no FTTH

Operadora terá duas modalidades de oferta: banda larga + VoIP e banda larga+ IPTV. Objetivo é atrair novos consumidores para a base de clientes, revela Bernardo Winik, VP de clientes da Oi.

Fapesp abre chamada estratégica para Internet de R$ 30 milhões

Podem ser apresentadas propostas em temas como software livre, dados abertos e padrões abertos, entre outras.

Pix precisa avançar na proteção ao consumidor nas compras online

Para não ter dor de cabeça com sites fraudulentos, problemas na entrega ou cancelamento das compras feitas na Internet, o consumidor precisa ter atenção redobrada, adverte o CEO da paySmart, Daniel Oliveira.

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G